top of page
  • Rogger da Costa

JOÃO PAULO II - O GOLEIRO QUE VIROU PAPA

Crescendo na Polônia, João Paulo II gostava de praticar esportes, especialmente futebol e hóquei.


Conhecido como o “papa de esqui”, João Paulo II (Karol Wojtyla) era mais conhecido em sua infância como jogador de futebol. Ele até ganhou o apelido de “Lolek o goleiro” para seu papel preferido na equipe.


De acordo com o Soccer America , “Wojtyla jogou em jogos de futebol que colocaram meninos judeus contra meninos católicos, e Wojtyla se ofereceu para brincar com os meninos judeus para criar números pares”.


Um amigo do papa relatou: “Geralmente não havia judeus suficientes, então alguém tinha que jogar no time judeu e ele estava sempre pronto, você sabe.”


O biógrafo George Weigel confirma que o futebol era um esporte favorito do jovem Karol Wojtyla e seus amigos em seu livro Witness to Hope: The Biography of Pope John Paul II. “O futebol era seu esporte de equipe favorito. Peregrinos a Wadowice hoje podem ver o campo em que “Lolek, o Goleiro” aperfeiçoou suas habilidades, muitas vezes jogando com uma equipe composta principalmente de meninos judeus da cidade. ”


Wojtyla e seus amigos também jogavam hóquei no gelo quando o rio Skawa congelava durante o inverno.


Além de brincar com seus amigos, Wojtyla também gostava de bater a bola com o pai.


Como a CNN explica: “Mas o pai não se esqueceu de brincar. Um amigo lembra-se de ter entrado no apartamento dos Wojtylas e de encontrar pai e filho jogando futebol com uma bola feita de trapos. ”


Em 1979, o papa João Paulo II se dirigiu ao time de futebol de Milão depois de vencer o Campeonato Italiano. Ele os encorajou a dar um bom exemplo tanto no campo quanto fora, dizendo: “Em um mundo em que às vezes contemplamos a dolorosa presença de jovens cansados, marcados por tristeza e experiências negativas, seja para eles amigos sábios, especialistas guias e treinadores não apenas em campos esportivos, mas também nos caminhos que levam aos objetivos dos verdadeiros valores da vida. Desta forma, para as satisfações do esporte competitivo, você irá adicionar méritos de natureza espiritual, oferecendo à sociedade uma valiosa contribuição da saúde moral ”.


Ele então concluiu sua palestra dizendo: “Que o Senhor Jesus conceda a você esse ‘objetivo’, isto é, aquele alvo final, que é o verdadeiro e último destino da vida.”


Com essas palavras, o goleiro polonês aponta um grupo de italianos. jogadores de futebol para o objetivo final do céu.



520 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page