top of page
  • Caio

Voa Goleiro Analisa – Sells Total Contact Pro Terrain

Foi uma surpresa para o Voa Goleiro quando a loja Goleiros Futebol Clube entrou em contato conosco a fim de nos fornecer o modelo Sells Total Contact Pro Terrain para analisarmos seu desempenho.

Após algumas semanas utilizando as luvas de goleiro Sells, trazemos um review exclusivo sobre as luvas, que você lê abaixo:


O modelo Pro Terrain, diferentemente da maioria das luvas, não tem o chamado “formato ergonômico”, que é quando as luvas já vem num “pré-formato” que deixa suas mãos em posição de descanso, contudo o modelo adapta-se à forma que o goleiro deixa as mãos posicionadas por mais tempo e se molda de acordo com o estilo do goleiro. O dorso é composto por uma “placa” de látex que cobre praticamente toda a área, exceto na área do polegar. Neste local [do polegar] temos um tecido mesh bem fechado, o que proporciona uma ventilação mediana durante o uso. O bonito dorso da Sells Total Contact Pro Terrain, como vocês podem ver na imagem, tem algumas “camadas” bem separadas, que deixam o modelo bem flexível e não “segura” as mãos quando o goleiro precisa realizar algum movimento brusco.

Mesmo após algumas semanas de uso o dorso das luvas mostra-se praticamente intacto – como pode ser visto na foto acima, apenas com alguns furinhos devido ao extenso tempo de uso em gramado sintético, que causa um desgaste mais rápido do material.


Temos uma “shock-zone” na base dos dedos, em azul bem claro, temos um dado interessante: A coloração nesta área foi feita de modo diferente do restante do látex do dorso. Enquanto nas áreas em azul marinho e verde é utilizada uma tinta plástica que cria uma “máscara” impermeável que cobre o látex, nesta área em azul mais claro é utilizada um material de pigmentação que deixa o látex bem “exposto”, deixando um grip considerável nesta região, o que auxilia o goleiro no momento do soco.


O punho da Pro Terrain consiste em: munhequeira elástica impermeável, no comprimento de 7 centímetros. A cinta é  semi-elástica, com áreas em látex natural, o início da cinta conta com uma “placa” do mesmo látex da palma, que proporciona a sensação de palma estendida. Completam o fechamento 2 pontos de fixação, o padrão para passar segurança ao goleiro, a cinta semi-elástica fica bem fixa durante todo o uso, fazendo com que não seja necessário ficar ajustando-a durante o jogo.


Agora vamos falar da parte mais importante das luvas e também a parte que mais me surpreendeu no uso desde modelo. Na parte de trás do polegar temos um detalhe que mostra a inscrição “TURF”, com um desenho de gramado logo acima e também a inscrição “HARD GROUND PERFORMANCE”,  o que indica que este modelo é indicado para o uso no gramado sintético. Contudo, a indicação de uso não é para o sintético que temos na maioria das quadras/campos no Brasil, que é só um tapete com borrachas em cima de concreto, sua indicação é para o gramado sintético de maior qualidade, o verdadeiro “Turf”, que é realmente uma grama sintética, com fibras maiores e menor abrasão do que nos campos/quadras encontradas normalmente por aqui.

Porém, mostrou-se muito resistente à abrasão, sofrendo apenas alguns “machucados” após um longo uso no gramado sintético, mostrando que o modelo pode ser facilmente utilizado praticamente todos os tipos de gramado.

palma

Na palma é utilizada uma variedade de cortes que compõem o que a Sells chama de Total Contact, o “corpo” dos dedos médio e anelar é iniciado com corte flat e finalizado com rollfinger, na ponta temos o que a Adidas chama de Finger Tip [para mim, não faz muita diferença], o polegar, bem mais encorpado que o restante dos dedos, também é finalizado em corte rollfinger, tem uma aparência diferente, mas realmente confortável. Como sabemos, a mescla de rollfinger com polegar (chamado na HO Soccer de Gecko e na Uhlsport de Absolut Roll, por exemplo) busca unir as qualidades de conforto e amortecimento destes dois tipos de corte, o que acontece com bastante sucesso neste modelo, visto o grande conforto e bom amortecimento que possui. Ainda na palma contamos com a tecnologia chamada de Surround Cut, o que muitos provavelmente conhecem como “360º”, que é quando o látex da palma envolve também o dorso das luvas.

O látex Adhesion Ultra (LAU) fornece excelente absorção de impacto com grande aderência. E também, como dito anteriormente, mostrou ter grande resistência à abrasão para o látex considerado de alto desempenho pela marca. A ótima relação Grip-Resistência torna o modelo uma boa opção.


A indicação para uso do modelo é com palma levemente úmida, que foi o “estágio” onde o agarre mostrou uma maior qualidade passando uma maior segurança para realizar a defesa firme. Aqui é necessário acrescentar uma observação, a Sells Pro Terrain levou um pouco mais de tempo que outras luvas para atingir o auge do agarre (grip), mesmo após algumas lavagens era notável que o modelo podia entregar mais do que estava sendo mostrado. Porém, ao alcançar este ponto, o grip está mantendo-se há algum tempo em nível de jogo.


Na palma, também contamos com aquele famoso “corte em V” entre o polegar e o indicador, visando impedir que o látex se rompa nessa área, algo que antes desse corte tornar-se padrão era bastante comum nas luvas de goleiro.

Graças ao período chuvoso que estávamos vivendo em Blumenau, tive a oportunidade de utilizar o modelo várias vezes em gramado sintético ou gramado natural molhados e o modelo apresentou bom desempenho nesse tipo de condição, possibilitando a realização de defesas firmes com bastante segurança.

A Pro Terrain mostrou-se também um modelo de peso razoável, durante forte chuva a luva encharcada apresentou uma considerável, variação de peso. Para alguns goleiros isso não faz diferença, porém é importante destacar pois existem goleiros que preferem luvas mais pesadas (meu caso) e os que preferem as mais leves. Tais atributos, assim como os outros destacados neste review, tornam o modelo uma boa opção de compra.

Avaliação final:

Design: 4,5/5 Fechamento: 4/5 Ajuste: 3.8/5 Resistência: 4,5/5 Agarre (palma seca): 3.3/5 Agarre (palma úmida): 3,8/5 Peso (luva seca): 3,5/5 Peso (luva encharcada): 3,9/5 Conforto: 4/5

Este modelo, e alguns outros da marca inglesa Sells, está disponível na loja Goleiros FC pelo preço de R$330,90, para acessar a página do produto CLIQUE AQUI ou na imagem.

O Voa Goleiro agradece a oportunidade cedida pela GOLEIROS FC de utilizar e avaliar com exclusividade a Sells Total Contact Pro Terrain

Espero que tenham gostado do review do modelo. Deixem sua opinião aqui nos comentários.

Grande abraço e até a próxima.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page