• Voa Goleiro

Uma nova maneira de pensar o treinamento de goleiro

Atualizado: Jun 8

Para conseguir atingir o êxito nas exigências e tomadas de decisões que o goleiro tem durante uma partida, a melhor maneira é trabalhar dentro das situações que enfrentará no jogo. Seja no trabalho junto com o grupo ou, principalmente, no ambiente especifico do treino, entre o treinador de goleiros e os goleiros. A preparação é o que influenciará diretamente na capacidade final do goleiro, o jogo. E cabe ao preparador elaborar e desenvolver treinamentos no dia a dia, para que seu atleta obtenha o melhor desempenho quando esteja valendo os 3 pontos.

Particularmente, acredito que o método situacional seja uma das melhores maneiras de conseguir atingir esse objetivo dentro do trabalho. Segundo GRECO, esse método compõe-se de jogadas básicas extraídas de situações padrão de jogo; podem não abranger a ideia total do jogo, mas contém a temática central do mesmo.

Não devemos descartar o uso dos demais recursos possíveis no treinamento, como exercícios analíticos (aperfeiçoamento de um único fundamento do goleiro), exercícios integrados (combinação de dois ou mais fundamentos em um mesmo exercício), mas devemos sempre lembrar da importância da versatilidade do jogo.

O jogo apresenta diversos e constantes problemas, exige do goleiro respostas rápidas, tomada de decisão, velocidade de reação, ações hábeis e seguras, individuais e coletivas.

O método situacional possibilita aproximar o treino do jogo, criando situações reais e imprevisíveis. Busco desenvolver exercícios que ofereçam situações menos previsíveis possível, deixando com que os goleiros tomem as decisões para realizar as ações.

Confira nos vídeos abaixo, alguns exemplos de treinamento situacional:

Simulação de cabeçada:




1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.