• Rogger da Costa

UBIRAJARA DE ALCÂNTARA E O "GOL DOS VENTOS UIVANTES"

Talvez você já tenha ouvido falar desse gol, ou talvez não. Então o Voa Goleiro conta hoje sobre o primeiro gol de goleiro da história do futebol brasileiro.


O "gol dos ventos uivantes" foi um histórico gol de futebol marcado pelo goleiro Ubirajara Alcântara, do Flamengo, sendo o único gol que ele marcou em sua carreira.


Aconteceu em 19 de setembro de 1970, a partida era Flamengo x Madureira, que terminou 2-0, o gol de Ubirajara fechou o placar.


O meia Zanata abriu o placar para o Fla ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, de Pênalti. Aos 30 da segunda etapa, ao bater o tiro de meta para repor a bola, Ubirajara chutou forte para frente. A bola viajou o campo, quicou e encobriu o goleiro adversário, Paulo Roberto.


O gol foi creditado pelos presentes no estádio ao acaso ou pelo famoso vento que ronda o local, chamado popularmente de “Estádio dos Ventos Uivantes”. O próprio feito ganhou o nome também de “Gol dos Ventos Uivantes”. Mas o autor não deixou por menos e tratou de desmentir tal narrativa.


"Foi um gol de goleiro e não do vento. Chutei forte (da área do Fla) e direcionado. A bola quicou e enganou o goleiro. O Nei (atacante) ainda fez o corta-luz. Fiquei parado na hora da comemoração. Depois o Yustrich (técnico) me deixou concentrado uma semana e não fiz reportagens. Aí a imprensa passou a dizer que o gol foi do vento, mas não foi", disse Ubirajara.


O feito de Bira, como é conhecido no Flamengo, ganhou o mundo, recordes e muita história. O tento entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes como o ‘Primeiro gol de goleiro marcado com bola rolando’. Ainda falta ser reconhecido pelo Guinness como o gol marcado com a maior distância. O campo na época tinha 120 metros — maior distância aceita pela FIFA (O Guinness reconhece o gol do goleiro inglês Tom King, do Newport Count, feito em janeiro de 2021, como o de maior distância da história. A distância do chute foi de 96,01 metros). É ainda o primeiro gol de goleiro da história do Flamengo e do futebol brasileiro. O ex-jogador tem noção da marca e diz que foi tão importante quanto os mil gols de Pelé.


"O Pelé fez mais de mil gols. Eu fiz um e estou do lado dele no livro dos recordes. Para você ver como foi importante o meu gol. O meu gol tem o valor de mil."


Mas Ubirajara não colecionava feitos somente dentro de campo. Fora dele, tinha status de popstar e de estrela. Em 1971, foi eleito “O negro mais bonito do Brasil”, eleito que foi pelo júri da “Discoteca do Chacrinha”. Antes de fazer carreira no futebol, se formou em Direito e em Propaganda e Marketing. Teve passagens pelo América, Olaria, Avaí e Botafogo.


Infelizmente não há imagens do gol, mas a narração do gol na voz do saudoso Celso de Paula Garcia com comentários de Mário Vianna você pode conferir no vídeo abaixo:


No vídeo a seguir, você conhece um pouco mais sobre a vida de Ubirajara de Alcântara:







149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo