top of page
  • Caio

Treinamento funcional trabalhado especificamente para Goleiros

Atualizado: 9 de jun. de 2020


Olá, amigos! O treinamento hoje é funcional, mas nunca esquecendo da especificidade do goleiro, antes de falarmos do treinamento em si, vamos explicar primeiro o “funcional”.

“Funcional” é o exercício baseado no movimento diário que praticamos mesmo de forma inconsciente, agachar, levantar, pular ,dentre tantos outros movimentos. Devido a variedade de exercícios simples e sem a necessidade de muitos aparelhos, acaba sendo uma forma de sair da rotina sem deixar de trabalhar a forma física.

No caso de hoje, utilizamos de diferente a bola suíça para alguns exercícios nos demais é a funcionalidade falando alto e o goleiro Kittipong usando somente o peso do corpo como peso.

Os exercícios realizados foram os seguintes:

*Flexões com os pés sobre a bola suíça, aberto + Coordenação + Punho.

*Flexões com os pés sobre a bola suíça, fechado + Coordenação + Punho alto.

*Abdominal na bola suíça + pliometria + entrada completa.

*Pull Up na bola suíça + pliometria + queda rasteira (Dir/Esq).

*Avanço flexão homem aranha +(knee jump) Salto de joelhos no chão + entrada completa + queda rasteira(Dir/Esq).

*Burpee + passe peito de pé + explosão + queda alta sobre o elástico(dir/esq).

Analisando melhor se nota que precisamos evoluir principalmente nas posturas para se fazer os movimentos, que ainda se encontra em progressão, finalizamos com exercícios específicos e mesmo que eu não goste de fazer, mas como o próprio goleiro tem problemas com o peso, finalizamos com  aeróbicos, com base na resistência, uma série de 8 bolas rasteiras, com queda, direita e esquerda. Finalizando com a mesma ideia do exercício, porém bola alta alternando os lados.

Apesar de gostar muito de treinamentos funcionais e utilizar os mesmos em treinamentos no dia a dia, compartilho da ideia de que o treinamento de academia com o levantamento de peso também é muito bom para nossos atletas. Tudo depende do objetivo que quer alcançar.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page