• Voa Goleiro

Resiliência – A palavra do goleiro?

Olá galera do Voa Goleiro! Gostaria de começar o texto de hoje com uma pergunta aos amigos; quanto você aprendeu com a sua última derrota? Sabemos da importância da falha para o aprendizado e já falamos a respeito aqui, em um artigo bem interessante escrito pelo, também preparador de goleiros, Luiz Carlos Laudioza. Caso não tenha visto ou queira ler novamente, CLIQUE AQUI.

Voltando ao nosso assunto, como vocês lidam com as falhas dos jogos? Quais as lições tiradas? Sejam elas no fim de semana entre amigos; acontecidas na peneira naquele time que você queria jogar ou até mesmo no alto rendimento em um campeonato estadual da sua região. A verdade é que o goleiro que não se prepara para falhar está fadado ao insucesso, uma falha mal gerenciada pode acarretar em uma aposentadoria precoce se caso estivermos a falar de jovens goleiros que já carregam muita responsabilidade sobre os ombros.


Dos modos que um goleiro pode falhar, destaco duas formas principais de erros que valem a pena ser discutidas. A primeira: errar por omissão. O atleta sabe o que deve fazer, porém por um bloqueio emocional ou até por medo de errar acaba não tentando, já sabendo que não tentar é um erro.

A segunda forma é: errar tentando, essa forma, falando como preparador de goleiros, me tranquiliza. Mostra que mesmo acontecendo tal erro, o goleiro teve confiança, coragem e determinação de tentar. Garanto a você que, tentando, o mesmo erro não ocorrerá novamente.

Com todo esse assunto de falhas, coletiva ou individual, falha que decide o placar final ou falha que tira a confiança do time dentro do jogo, encontramos uma palavra. Uma palavra que quem trabalha mais o lado psicológico deve conhecer bem. Estou falando sobre Resiliência.

O dicionário define Resiliência como: 1 “fís propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

Créditos Bangkok United.


Já a psicologia diz que: “A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade.

Ou seja, independente como a sua falha aconteça no jogo, tenha em mente que os maiores goleiros do mundo já falharam e nem por isso são lembrados pelas falhas, seja resiliente, para que não aconteça mais e se voltar acontecer tenha personalidade de assumir tal erro a ponto de começar aí a sua volta por cima.

Referências:

https://dicionariodoaurelio.com/resiliencia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia_(psicologia)

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.