top of page
  • valdirbardi

QUAL O IMPACTO DE ONANA NO MANCHESTER UNITED?

Qual é o impacto dessa contratação para os Red Devils? Melhor, quais características levam um goleiro a ganhar tal notoriedade para chegar num gigante como Manchester United?


Neste post, analisamos um pouco do goleiro camaronês, e convidamos vocês, torcedores do clube, fãs de Andre Onana, ou fãs da posição de goleiro, a posição que mais evoluiu no futebol.


Há quem diga que a contratação de Onana para o gol do Manchester United é perda de tempo, pois De Gea, ídolo da torcida com 545 jogos, sendo 190 deles sem sofrer gols, ainda poderia render para o clube. Com todo respeito ao goleiro espanhol, que sem dúvidas tem muito crédito na história, a grande verdade é que mais uma vez as incompatibilidades de estilo de jogo contra perfil do goleiro foram pontuais para Ten Hag preferir um goleiro que fizesse seu jogo fluir com mais naturalidade sem fugir da sua essência.


Para entendermos melhor as funcionalidades necessárias para um goleiro jogar com Ten Hag é preciso primeiramente entender o estilo de jogo do treinador, como todo holandês se derivou com suas peculiaridades do "futebol total", o que nos faz entender que gosta de um jogo curto, buscando atrair o adversário para gerar espaço em suas costas, muitas vezes sobrecarregando um lado do campo para liberar o lado oposto com os mesmos objetivos.

Muitas vezes a marcação em bloco alto, buscando um perde e pressiona, esses detalhes comentados fazem o goleiro que jogue pelo Manchester de Ten Hag tenham mais funções dentro da partida, não somente a proteção da sua baliza.

E é aí que entra Andre Onana, goleiro que já foi barrado pelo mesmo treinador na época de Ajax, mas parece ter se rendido ao que produz para um jogo ofensivo e suas funcionalidades. Não só pelo jogo ofensivo, o que também agrada o treinador do Manchester United, mas a sua leitura de jogo em proteção de espaços, dão mais liberdade para jogar no último terço do campo. O jogo com os pés é o bônus de se ter Onana pela sua equipe, goleiro consegue quebrar linhas e atacar espaços com passes de muita precisão. Segundo o SofaScore, Onana teve média de 26,6 passes certos por partida na última Liga dos Campeões, sendo o quarto melhor goleiro no quesito. Já no Campeonato Italiano, foi o líder com média de 30,1 acertos por atuação. Na Premier League passada, De Gea ficou com 19,5 no quesito.


Personalidade forte: o goleiro camaronês se retirou da Copa Do Mundo no Qatar, por não aceitar as ordens do treinador, que gostaria de um jogo mais direto e foi questionado pelo goleiro que contradizia dizendo que o melhor mesmo seria o jogo curto e tinha jogadores para isso, sendo ele o próprio, mais apto para fazer o jogo acontecer, por uma questão de desentendimento e afronta a hierarquia, o goleiro se retirou.


Pausa forçada: Em 2021, Onana sofreu um forte baque ao ser suspenso por doze meses por ter, segundo ele, ingerido uma pastilha que continha furosemida e pertencia à esposa, sendo flagrado no exame antidoping. Com a pena reduzida para nove meses, o goleiro voltou a atuar em novembro daquele ano, sendo decisivo para Camarões nas Eliminatórias para Copa do Mundo.


Nosso intuito é ter o menos possível de comparações já que os estilos de, De Gea e Onana são opostos, respeitamos tudo que De Gea ganhou com Manchester United, mas hoje a realidade de Manchester com Ten Hag é diferente e simplesmente o treinador precisa de um goleiro que faça seu jogo fluir, por essas razões e pelo estilo mais reativo do espanhol De Gea é que se mudou de goleiros. Por tudo que produz para um jogo ofensivo de posse com toques curtos e por vezes mais verticais, e na defesa pensando em espaços, com coragem e atitude para depois ter o arrojo de proteger bem a baliza, Onana consegue por méritos o posto para as funcionalidades. Igualando goleiros dos mesmos perfis como Alisson, Ederson, Steele, e até um pouco mais ousado, deixando a Premiere League 2023/24 mais atrativa e boa de se ver em termos de goleiros.


Referências: www.trivela.com.br


Valdir Bardi Treinador de Goleiros -


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page