top of page
  • Caio

Psicologia e futebol: Como os dois itens podem caminhar juntos?

Se dentro do campo, um corpo saudável, um bom condicionamento físico, habilidade com a bola são fatores decisivos para um bom jogo, dentro e fora do campo a mente é uma peça primordial no desenvolvimento do atleta durante uma partida.

Sendo o futebol uma paixão internacional, todos acompanham os jogos dos seus times, torcem e também pressionam os jogadores para atingir os resultados, até porque no futebol ou você ganha ou você perde, não há meio termo.

Além disso, os jogadores precisam de concentração, foco, controle emocional, motivação e, principalmente, trabalho em equipe. E, como todo o ser humano, muitas vezes lidar com resultados negativos e apresentar todas estas características se torna uma difícil tarefa.

É nestas horas que a ajuda psicologia é fundamental no acompanhamento do atleta. Eles precisam aprender a lidar com sentimentos de frustração, derrota, baixa autoestima, medo, pressão da torcida, entre outros sentimentos, quando seu desempenho está abaixo do esperado, bem como saber lidar com excesso de alguns a exemplo da autoconfiança que pode ser prejudicial.

Atualmente os profissionais da psicologia contam com uma metodologia de terapia mais focada em que os processos são mais rápidos e dinâmicos, auxiliando o jogador a atingir resultados de forma mais eficiente. Além disso, ter um profissional desta área, especializado na psicologia esportiva poderá trazer resultados não somente no curto mais principalmente no longo prazo auxiliando os atletas a adquirirem mais confiança, segurança e jogo de cintura para lidar com as adversidades.

Além do processo terapêutico, é de suma importância que o profissional de psicologia tenha conhecimento da estratégia adotada pelo técnico e pelo time, conheça os objetivos do grupo e faça um mapeamento de cada profissional para entender o foco de cada um bem como pontos fortes e pontos a melhorar. Desta forma, sua atuação será mais completa fundamentada na visão macro (time) e visão micro (atleta).

Com certeza este atleta se sentirá mais completo tanto no aspecto físico quanto psicológico e atingirá melhores resultados a cada jogo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page