top of page
  • Rogger da Costa

Princípios da técnica do “Mano a Mano”

Atualizado: 15 de mai. de 2020


Quando falamos de princípios logo se entende que é o início de alguma coisa, que nosso caso significa uma linha de trabalho baseada naquilo ser mais efetivo para os goleiros. E dentro desse início de trabalho a ideia para enfrentamento em situações de Mano a Mano, o uso de membros inferiores e superiores de forma a se distinguir com a reação perante o lance que necessite ser realizado a técnica é bastante complexo.

Considerando essa complexidade é que definimos o treinamento, baseando em fortalecimento dos músculos necessários para o uso da técnica, automatização unilateral dos membros superiores e inferiores, com quesitos cognitivos, como percepção, velocidade de reação e na última instância tomada de decisão. Tudo bem organizado, gradualmente do simples ao mais complexo, chegando ao momento final, situação de jogo.

Por ser começo de trabalho, de uma nova fase, é normal os atletas não dominarem a técnica, e erros de execução se nota com frequência, não a toa, a ideia de filmar é exatamente encontrar esses erros e dentro de uma análise procurar melhorar.

Nota-se também diferentes tipos de bolas durante o treinamento, o tamanho tem influência direta no peso, logo a velocidade é outra, as bolas menores também auxiliam na parte cognitiva da percepção.

Esperamos que vocês gostem! É só a segunda semana de um trabalho que se inicia, uma oportunidade única de fazer melhor. Opiniões bem como críticas construtivas são bem vindas.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page