• Rogger da Costa

Princípios da técnica do “Mano a Mano”

Atualizado: Mai 15


Quando falamos de princípios logo se entende que é o início de alguma coisa, que nosso caso significa uma linha de trabalho baseada naquilo ser mais efetivo para os goleiros. E dentro desse início de trabalho a ideia para enfrentamento em situações de Mano a Mano, o uso de membros inferiores e superiores de forma a se distinguir com a reação perante o lance que necessite ser realizado a técnica é bastante complexo.

Considerando essa complexidade é que definimos o treinamento, baseando em fortalecimento dos músculos necessários para o uso da técnica, automatização unilateral dos membros superiores e inferiores, com quesitos cognitivos, como percepção, velocidade de reação e na última instância tomada de decisão. Tudo bem organizado, gradualmente do simples ao mais complexo, chegando ao momento final, situação de jogo.

Por ser começo de trabalho, de uma nova fase, é normal os atletas não dominarem a técnica, e erros de execução se nota com frequência, não a toa, a ideia de filmar é exatamente encontrar esses erros e dentro de uma análise procurar melhorar.

Nota-se também diferentes tipos de bolas durante o treinamento, o tamanho tem influência direta no peso, logo a velocidade é outra, as bolas menores também auxiliam na parte cognitiva da percepção.

Esperamos que vocês gostem! É só a segunda semana de um trabalho que se inicia, uma oportunidade única de fazer melhor. Opiniões bem como críticas construtivas são bem vindas.

8 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.