top of page
  • Caio

O tiro de meta deve ser cobrado no meio da pequena área

Atualizado: 21 de mai. de 2020

Tradução foi feita com algumas trocas de termos para facilitar o entendimento do texto.


Onde colocamos a bola para um tiro de meta é exercitado em nós desde uma idade precoce e nos segue para o resto da nossa carreira, pegue um momento na próxima vez que houver um jogo para assistir o que acontece quando a bola sai para um tiro de meta!


Eu aposto que parece ser uma coisa tipo assim assim: – a bola sai longe do lado esquerdo do goleiro, que a pega e preparada no mesmo lado para chutar  e depois realiza o chute para o mesmo lado, com o máximo de força possível onde cerca de 6-7 jogadores esperam que ele chegue perto o suficiente para ganhar a primeira e segunda bola.


O quê acontece quando a bola sai do lado direito? A mesma coisa, coloca a bola do lado direito mais aberto da pequena área e realiza se o mesmo procedimento. Mas seria essa a melhor opção?


Vamos ver algumas desvantagens de fazer isso:


*Você não está jogando com seus pontos fortes, se você tem um meia direita alto que pode ganhar 9 de 10 bolas pelo alto e está chutando para o meia esquerdo que é menor, então você esta desperdiçando oportunidades.


*O outro time sabe onde provavelmente você vai chutar a bola e colocará jogadores defensivos nas proximidades de onde provavelmente a bola cairá, dificultando assim ganhar primeira e segunda bola.


*Se você estiver tentando jogar curto os atacantes precisarão fechar 1 ou 2 jogadores pois podem ver de qual lado vai jogar.


Alguns goleiros podem escolher os lados da pequena área para realizar o tiro de meta procurando colocar a bola do lado mais forte do time o que é também é bom para começar o jogo, mas a melhor opção ainda é realizar o tiro de meta pelo meio da pequena área.


Então quais são as vantagens de se cobrar o tiro de meta pelo meio da pequena área?


*Força equipe a se espalhar mais, dando ao goleiro mais opções para escolher o melhor jogador, dando a possibilidade chutar para direita ou esquerda mais facilmente.


*Quer jogar curto?Agora você tem a possibilidade de jogar com sua linha de 4 em vez de apenas dois que estejam em um determinado lado.


*Caso aconteça algo de errado você ainda está no meio do gol.


Tecnicamente a bola terá que viajar um pouco mais para chegar nos meias, estamos falando de uns metros a mais, a menos que você tenha um problema em chutes longos isso não será um problema.


Outra coisa a considerar é que não vale a pena cobrar o tiro de meta do meio da sua pequena área se ela não for adequada, cheia de buracos ou muita lama, então o melhor a se fazer é encontrar o melhor lugar.


Alguns goleiros já começaram a utilizar o tiro de meta pelo meio, David De Gea outros continuam a usar o modo convencional.


Tente da próxima vez e nos digam o que acharam.


Tradução: Valdir Bardi.

212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page