- valdirbardi
PERSPECTIVA ECOLÓGICA - MANO A MANO
Quem gosta de acompanhar o que de melhor vem acontecendo no esporte, logo se depara com as "abordagens ecológicas". Trazendo para o nosso contexto de futebol, essas abordagens acabam não centrando no jogador, nem no exercício, mas na interação do jogador com o contexto de prática.
"Mais detalhadamente, essas abordagens de treinamento bastante “modernas” exigem que o treinador seja capaz de realizar quatro tarefas principais:
1- Manipular constantemente as restrições da tarefa para encontrar um ponto de desafio ideal entre a dificuldade da tarefa (relativa e real) e as informações disponibilizadas ao executante;
2- Fornecer cenários de treinamento representativos que exigem acoplamentos percepção-movimento realistas do jogo e processamento cognitivo de variáveis informacionais realistas do jogo;
3- Introduzir interferência cognitiva e contextual apropriada para resolver consistentemente problemas específicos do jogo;
4- Seguir um estilo de coaching bastante facilitador e liberal.
(Davids et al., 2008; Pinder, Davids, Renshaw, & Araújo, 2011; Porter & Magill, 2010)".
Sendo esse divulgado e não focado de maneira total, o exercício com o tópico desde a perspectiva ecológica tende a estimular os atletas a se desafiarem, aprenderem dentro do ambiente a tomarem decisões coerentes com as situações interagindo entre si mesmos.
A ideia em si era estimular a interação e os goleiros descobrirem as soluções por si próprios, com o tempo e aderência a metodologia aumentar esses estímulos para que aprendam de maneira deliberada e com autonomia nas tomadas de decisões.
Referências: How does the modern football goalkeeper train? – An exploration of expert goalkeeper coaches’ skill training approaches Fabian W. Otte a, Sarah-Kate Millarb and Stefanie Klatta.
FUNDAMENTOS DA DINÂMICA ECOLÓGICA PARA O ENTENDIMENTO DA ESPECIFICIDADE DO TREINO DE FUTEBOL
Valdir Bardi - Treinamento de Goleiros Licencas: AFC "C"Treinador e ATFA "B"Treinamento de goleiros.