top of page
  • Caio

OS NOVOS GOLEIROS ESTÃO ATINGINDO O AUGE ANTES DOS 30?

Atualizado: 25 de jun. de 2020

As crescentes demandas da posição, lesões, condicionamento mental e fortes críticas por erros poderiam estar reduzindo a longevidade dos goleiros?


O ex-Tottenham Erik Thorstvedt disse uma vez que ser goleiro é ter “uma vida privilegiada”.

David de Gea imploraria para ser verdade.


Um jogador de qualidade inquestionável de classe mundial, o homem do Manchester United cometeu três erros em seus últimos quatro jogos – tantos quantos havia feito em suas 123 primeiras aparições no clube.


As críticas que ele recebeu posteriormente mostram o quanto o panorama do futebol mudou desde que nomes como Edwin van der Sar e Oliver Kahn tiveram carreiras extremamente longas e ilustres, no nível mais alto – apreciadas em toda parte.


Mas isso não quer dizer que os críticos de De Gea são o resultado de um esporte mais duro. Mas, sim, de critérios mais duros contra os quais os goleiros são julgados.


“Em breve, não haverá goleiros”, disse o italiano Gianluigi Buffon ao FourFourTwo. “A maneira como o futebol está indo agora, eu posso ser um dos últimos”.


Ele pode estar certo. A filosofia bem divulgada de Thiago Motta na academia do PSG – “o goleiro conta como um dos sete do meio-campo” – mostra o quanto as coisas se desenvolveram desde que Buffon começou sua carreira, com muito mais “exigências de origem” da posição do que hoje.


Isso é bom para os românticos do futebol que querem ver as equipes jogarem estilos atraentes, emocionantes e ofensivos – mas isso tem um efeito prejudicial nas carreiras dos goleiros?


“Um goleiro ativo é importante para mim, ele deve ser ágil. Um guardião deve ser o 11º jogador de campo”, explicou o treinador de goleiros do Bayern e principal influência de Manuel Neuer, Toni Tapalovic.


Como resultado, no campeonato alemão espera-se que os goleiros sejam tecnicamente excelentes, além de possuírem as características predominantemente do passado – o que parece estar afetando muitas pessoas.


Victor Valdes descreveu-o como “mentalmente exaustivo”, e o aumento do esforço físico está ampliando as chances de lesão também.


Recentemente, Neuer ficou um período significativo fora das quatro linhas, enquanto a carreira de Claudio Bravo foi destruída por uma ruptura no tendão de Aquiles.


As exigências de condicionamento físico significam que os goleiros estão no auge – e os efeitos estão vendo os goleiros se desgastarem mais rápido.


Neuer não tem sido o mesmo desde as lesões, com Lothar Matthaus dizendo a Sky: “Ele não tem a forma e a segurança que tinha antes. Ele ainda não está de volta e fez dele o melhor goleiro do mundo quatro vezes”.


Valdes e Iker Casillas foram eliminados da elite por volta dos 30 anos, deixando o Barcelona e o Real Madrid para papéis de bancada no Man United e no Porto, respectivamente. Posteriormente, Casillas conquistou a titularidade.


Buffon, de 41 anos, é, essencialmente, o último homem em pé – e até ele está jogando em um papel reduzido no PSG.


Estes são tempos difíceis e implacáveis ​​para os goleiros, mesmo os mais novos.

Tanto Hugo Lloris quanto De Gea são lembrados por erros recentes.


Em sua coluna da BBC Sport, Jermaine Jenas afirmou que o primeiro agora “deixou Tottenham muitas vezes para baixo”, sugerindo: “Você pode ver claramente a desconexão entre Lloris e sua defesa – eles parecem estar preocupados com quando ele vai cometer seu próximo erro também. De Gea, enquanto isso, não está apenas sendo apontado por erros recentes, mas por esquecer os conceitos básicos de ser um goleiro. É horrível, mas você precisa vir [para a bola]”, disse o ex-goleiro Matt Murray quando seu ex-clube, o Wolves, derrotou o Manchester United.


“Ele provavelmente levará pontos, mas você precisa ser corajoso. Ele tem que levar tudo, mas ele vira a cabeça e passa por ele e escorre para a rede”.


Os erros são uma consequência do fato de os goleiros terem de ser “eliminados” pelos sweepers , enquanto as redes sociais permitem que todos os erros sejam repetidos e transmitidos em todo o mundo.


É o que faz com que um goleiro como De Gea deixe de ser chamado de “melhor do mundo”, para um “jogador em crise” no dia seguinte.


O ex-chefe do Arsenal, Arsene Wenger, resumiu o futebol moderno quando disse sobre Petr Cech: “Em uma semana, ele foi do inferno para o céu”.


Alguém poderia imaginar De Gea vai experimentar algo semelhante nos próximos jogos.


Mas, apesar de todas as mudanças, um trecho da grande autobiografia de Gordon Banks, escrita em 2002, continua sendo revelador.


“A marca de um bom goleiro é como as poucas defesas ele tem que fazer durante um jogo”, disse ele.


“Uma defesa espetacular é o último recurso quando tudo o mais – posicionamento, antecipação, defesa – falhar”.


As palavras de Banks foram relevantes na época, quando ele estava ganhando a Copa do Mundo nos anos 1960 e frustrando Pelé nos anos 70, e elas são relevantes agora, apesar de uma nova tendência de goleiro.


Antes do confronto entre o Liverpool e a Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, no início da temporada, Alisson disse à imprensa que Neuer era “uma referência para ele” como jovem goleiro.


Mas, talvez, as apostas de hoje devam se concentrar nos fundamentos que forjaram e permitiram a longevidade de alguns dos grandes nomes do jogo – não as tendências que muitas vezes vêm e vão.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page