top of page
  • Rogger da Costa

O QUANTO A ALTURA REALMENTE IMPORTA PARA OS GOLEIROS PROFISSIONAIS?

Um excelente artigo originalmente publicado em Goalkeepers Anonymous e traduzido por Guilherme Bonilla Colomé.


Ao pensar em um 11 ideal, muitas pessoas começam pelo arqueiro, costumeiramente o dono da camisa 1. E junto dele vem várias qualidades (velocidade de reação, posicionamento, explosão, jogo com os pés, etc;). Contudo, muitas pessoas ainda associam diretamente a posição de goleiro a possuir uma altura considerável. Um monstro, geralmente de mais de 1,90m ou até 2 metros.


A grande pergunta a surgir disso tudo é “Quão alto eu devo ser para ser um goleiro profissional?”. As respostas geralmente são “a altura não importa se você for bom o suficiente” e “você pode compensar a falta de altura com outras qualidades”. Mas, será mesmo?


O excelente site Goalkeepers Anonymous decidiu obter a resposta para essa questão considerando todos os goleiros que atuaram na Premier League e na La Liga desta temporada. Com um trabalho detalhado, estes foram os resultados.


PREMIER LEAGUE 2020/21* (até 18/03/2021)


Considerando os 38 goleiros que entraram em campo em pelo menos um jogo, a resposta correta seria que a altura deve ser de, no mínimo, 1,84 metros de altura.


Nenhum dos goleiros analisados tem menos do que esta altura e somente 4 deles (10%) tem menos de 1,88m.


A “média ideal” parece estar entre esse valor e 1,95m, sendo que 29 goleiros estão nessa faixa entre 188-195 centímetros e correspondem a 76% de todos os goleiros que jogaram nesta temporada.


Os mais altos: Fraser Forster, Edouard Mendy, Robin Olsen, Robert Sanchez e Nick Pope


Os mais baixos: Mat Ryan, Willy Caballero, Jordan Pickford e Álex Rúnnarsson.


Inicialmente, é notável que os goleiros mais altos estão em um nível físico e técnico excelente a ponto de a altura não necessariamente afetar a mobilidade, agilidade e atletismo dos arqueiros. Eles tem vantagem em saídas altas e disputas aéreas dentro da área. Os exemplos mais gritantes são de Nick Pope, do Burnley, e os novatos Edouard Mendy e Robert Sánchez.


Por outro lado, os quatro goleiros mais baixos são um capítulo à parte. Mat Ryan (o mais baixo da liga) se transferiu por empréstimo ao Arsenal, vindo do Brighton, para ser o reserva imediato de Leno, já que o outro “baixinho” Rúnnarson, da Islândia, não inspirou confiança após um jogo da Copa da Liga, quando se mostrou inseguro e cometeu falhas graves.


Contudo, teve 4 oportunidades de jogar pela Liga Europa onde não sofreu gol em 2 jogos.


Pickford, titular pela seleção inglesa, é um goleiro inconstante, colecionando boas defesas e mostrando agilidade e distribuição com os pés, apesar de falhas pontuais (as vezes graves). Carlo Ancelotti o considera titular e só não o usará em caso de lesão. Já o argentino e veterano Willy Caballero encaminha-se para a fase final de sua carreira atuando pelo Chelsea.


LA LIGA 2020/21


Na segunda reportagem, o site Goalkeepers Anonymous cruzou o Canal da Mancha até a Espanha. O autor da pesquisa, Corey, afirmou:


“Antes de embarcar no estudo, tenho certeza que muitos goleiros estarão abaixo de 6 pés de altura (1,84m). Uma liga conhecida por goleiros com incrível agilidade nos pés (Claudio Bravo e Marc-Andre Ter Stegen) e uma liga que recentemente viu goleiros batendo pênaltis, com o titular do Eibar, Marko Dmitrovic assumindo a responsabilidade de ser o batedor, não acredito que a altura será uma grande preocupação para esses clubes quando recrutam goleiros”.


Um total de 35 goleiros entraram em campo pelo menos uma na liga espanhola. Destes, apenas 3 goleiros tiveram a altura registrada abaixo de 1,84m (o que é menos do que esperávamos tanto eu quanto nosso amigo Corey). Entretanto, a distribuição da altura mudou: 19 goleiros têm até 1,88m, o que representa um aumento de 8 arqueiros em relação à Premier League (11) e representam 54% dos goleiros analisados na Espanha.


A mesma “média ideal” da liga Britânica (1,89-1,95m) agrupa 14 goleiros, ou 40% dos goleiros que jogaram nesta temporada. Apenas dois goleiros (6,5%) têm no mínimo 1,95m.


Os mais altos: Joel Robles e Thibaut Courtois


Os mais baixos: Edgar Badia, Aitor Fernández e Jordi Masip


As diferenças da liga espanhola são ainda mais gritantes. O Belga Courtois, com 1,99m é o titular absoluto do Real Madrid e jogou todos os 27 jogos do clube merengue na liga. É considerado um dos melhores do mundo há muitos anos, especialmente no quesito de domínio da sua própria área. Joel Robles, o segundo goleiro mais alto, jogou menos (18 jogos) pelo Bétis, mas ocupa o sexto lugar na tabela de classificação com o clube alvi-verde, estando na briga por vaga na UEFA Europa League.


Os três menores goleiros, Edgar Badia (1,81m), Aitor Fernandez (1,82m) e Jordi Masip (1,79m) são titulares e jogaram a maioria das partidas de seus clubes em toda a temporada. Edgar Badia jogou todas as partidas do Elche com 5 jogos sem levar gol e Jordi Masip jogou a maioria dos jogos do Valladolid, ambos goleiros lutando para escapar do rebaixamento com seus clubes. Já Aitor Fernandez se encontra em nono lugar com o Levante, em uma situação relativamente confortável. Todos têm recebido elogios por suas boas defesas e performances em geral, contribuindo com os resultados de suas equipes.


CONCLUSÃO


Considerando que não houve goleiros abaixo de 1,84 na Premier League, podemos afirmar que goleiros abaixo desta altura seriam observados? Provavelmente não. O padrão demonstrado na liga inglesa é de goleiros físicos e altos.


Porém, a La Liga é diferente. Conhecida por apresentar um jogo rápido e menos físico, ela permite que goleiros mais baixos joguem com regularidade e provem que são bons o suficiente independente da altura. Com 45% dos goleiros abaixo de 1,89m, está claro que a La Liga avalia mais outros atributos em detrimento do tamanho dos atletas. A habilidade e os fundamentos técnicos são os primeiros critérios, enquanto a agilidade para sair da meta (seja para atuar como líbero ou em situações 1vs1) parece ser levada mais em conta do que goleiros fortes e altos que têm o comando da grande área.


Então, podemos concluir que existe uma tendência na Liga Espanhola de aceitar goleiros mais baixos do que na Liga Inglesa.


O que você achou? Deixe seu comentário e compartilhe com outros goleiros e seus amigos!


NOTA: a Voa Goleiro e o tradutor deste artigo, Guilherme Bonilla Colomé, gostariam de agradecer a página GoalkeeperAnonymous e seu autor Corey pela permissão em traduzir e adaptar a matéria para o português brasileiro. Confira o site deles (link) e siga-os no instagram em @goalkeepersanonymous para mais conteúdo para goleiros, em inglês!


NOTE: VoaGoleiro and the writer of this article would like to thank the author Corey and his page @goalkeepersanonymous for permitting the translation and adaptation of this article to Brazilian Portuguese. Go check their website and instagram for more excellent goalkeeping content!


Fontes: @goalkeepersanonymous, Transfermarkt e fbref.com






7.461 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page