top of page
  • Caio

O dia em que um goleiro do Bayern marcou gol em Buffon

Atualizado: 30 de jul. de 2020

O local do confronto era o Stadio Olimpico, já que o antigo Delle Alpi, então casa da Juventus por diversos anos, havia sido demolido para a construção do seu atual campo, o Juventus Stadium. E a partida era válida pela sexta rodada da fase de grupos daquela Champions League de 2009/2010, emblemática para o Bayern e que marcou seu retorno aos clubes do mais alto escalão mundial.

Com os franceses do Bordeaux já classificados, restou à Juventus e ao Bayern decidirem a última vaga justamente neste último confronto da fase de grupos. A vantagem era da Juventus e ao Bayern, que estava na 3ª colocação daquele Grupo A com dois pontos a menos que os italianos, só restava a vitória. A missão, no entanto, não era tão difícil, já que o Gigante da Baviera, então comandado por Louis van Gaal, vinha de ótimo retrospecto longe da Allianz Arena naquela temporada. Vantagem da Juve, mas confronto aberto.

A campanha do Bayern não era boa – inimaginável para os dias atuais -, mas chegaram no último jogo dependendo só de si mesmos. Saíram atrás do marcador logo aos 19 minutos de jogo, com Trezeguet marcando para os então comandados por Ciro Ferrara. Mas o Bayern estava muito focado no objetivo maior. Onze minutos depois conseguiram o empate. E com ele saindo dos pés de alguém considerado improvável para um jogo daquela magnitude.

Hans-Jörg Butt, veterano vice-campeão da Champions League pelo Bayer Leverkusen em 2002 e primeiro substituto a dar certo após a aposentadoria de Oliver Kahn, era um goleiro que, embora não tivesse o costume, sabia bater pênaltis. Já havia marcado vários desta forma no Hamburgo e no próprio time da fábrica.

Mesmo estando no Bayern então há um ano e meio, a oportunidade ainda não havia aparecido. Até esta partida contra a Juventus. Com 1 a 0 contra e o Bayern sendo eliminado, mesmo nada tendo saído fora do controle, era necessário alguém que batesse com calma e com a frieza que a cobrança demanda.

Ele encarou a missão, foi para a batida e, com categoria, deslocando Buffon, marcou o gol de empate do Bayern.

Curiosamente, este foi o segundo gol marcado por Butt em cima do arqueiro da Juventus – o outro, também de pênalti, saiu em um duelo da Velha Senhora contra Leverkusen, em 2002. Em 2000, então no Hamburgo, Butt também marcou contra a Juventus, mas o goleiro do time italiano era Edwin Van Der Sar.

23 visualizações0 comentário
bottom of page