• Voa Goleiro

Nike reinventa as luvas de goleiro

As bolas, chuteiras e também todo o vestuário de futebol avançaram e se modificaram tremendamente nos últimos 20 anos. No entanto, nas grandes marcas, as luvas de goleiros [assim como os próprios goleiros] foram, de certo modo, ignoradas em boa parte desse tempo. Entretanto, a Nike decidiu mudar esse cenário lançando o que a marca chama de “as luvas de goleiro mais avançadas já produzidas”: A Nike Mercurial Touch Elite.

Segundo texto no site oficial da marca, os designers da Nike começaram o processo de criação abrindo mão de todos os pressupostos sobre o “que as luvas deveriam ter simplesmente porque sempre estiveram ali” (coisas como cintas, muito volume de látex no dorso e vários outros componentes). Ao mesmo tempo, aplicando o que foi aprendido pela Nike nos processos de fabricação de luva para outros esportes, tais como surf, beisebol, futebol americano e golfe. Ainda segundo a Nike, o resultado é uma luva que entrega tudo o que os goleiros precisam e remove tudo o que eles que não precisam (ou acham que precisam, visto que sempre estiveram ali) em um design inovador e sintonizado com a modernidade do jogo.

“As luvas Nike Mercurial Touch Elite, parecem, se encaixam e são sentidas de maneira diferente de todas as outras luvas. Ao reduzir o volume e a rigidez das luvas tradicionais, as luvas são projetadas para desencadear o máximo potencial das mãos do goleiro. A cinta de fechamento foi substituída por um punho flexível que se estende desde a “junta” até o parte do antebraço para melhor mobilidade de conforto” – site oficial Nike.

De acordo com informações técnicas, obtidas em news.nike.com, a estética minimalista das luvas Mercurial Touch é resultado da redução de 66% na quantidade de componentes em relação às outras luvas de goleiro Nike. E, graças à remoção do látex do dorso, que a Nike chama de “supérfluo” no texto de lançamento das luvas, a luva ficou 33% mais leve e 47% mais fina.

Cada Mercurial Touch é construída em uma única peça. A palma leva a tecnologia Nike ACC (All Condition Control), indicada jogos em qualquer condição climática. Tudo projetado para auxiliar o goleiro tanto nas defesas quanto na distribuição de bola.

“A reação inicial é sempre “UAU!”, elas simplesmente parecem tão diferentes e legais”, disse o goleiro inglês Jack Butland, que fez parte do processo de testes do produto. “Mas é quando você joga com elas que os benefícios voltados para o desempenho são alcançados. Eu sinto que tenho muito mais controle com essas luvas e elas podem me ajudar a alcançar o próximo nível.”

0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.