top of page
  • valdirbardi

JOHN ACHTERBERG EXPLICA O TREINAMENTO DE GOLEIROS NO LIVERPOOL

O objetivo desse é somente informar os treinadores de goleiros brasileiros, todos os créditos são devidamente para o website www.fifatrainingcentre.com, tradução: Valdir Bardi.


Nesta entrevista, o treinador de goleiros da equipa principal do Liverpool FC, John Achterberg, explica os métodos de treino utilizados no departamento de goleiros para uma semana de três jogos em vez de uma semana de um jogo.


Tendo passado mais de uma década em vários níveis na estrutura do Liverpool FC, e antes disso tendo feito centenas de jogos como goleiro no Tranmere Rovers, NAC Breda e FC Eindhoven, o treinador Achterberg desenvolveu uma metodologia incrivelmente bem-sucedida que se alinha com o modelo do Liverpool. Nesta entrevista, ele explica como funcionam os métodos de goleiro do Liverpool FC e como ele adapta os exercícios para tirar o melhor proveito dos talentosos goleiros do clube.


As principais áreas de foco de Achterberg como treinador de goleiros incluem:


Preparar exercícios táticos específicos para goleiros de acordo com o adversário que o Liverpool enfrentará.


Desenvolver exercícios que trabalhem a velocidade, reações e movimentação do goleiro.


Gerir a carga de trabalho de cada goleiro e preparar programas especializados, dependendo do papel dos jogadores no plantel da jornada.



Estruturas de treino:

Treinamento baseado em oposição

Achterberg descreve como prepara os exercícios do goleiro com base no próximo adversário. Como o calendário do Liverpool é determinado jogo a jogo, o método do departamento de goleiros de Achterberg consiste em inventar e adaptar exercícios com base nos adversários e nos resultados, em vez de trabalhar com um banco de exercícios pré-determinados. No Liverpool, a análise do adversário é fundamental para ajudar Achterberg e os treinadores de goleiros a desenvolver esses exercícios.


Programa de treinamento de uma semana de jogo

Achterberg detalha como funciona um cronograma de treinamento semanal de um jogo e como ele é organizado. Começando pelo dia de recuperação e terminando com o papel dos treinadores de goleiros no dia do jogo. Ele descreve o que cada goleiro irá trabalhar durante a semana e como eles integrarão suas sessões de goleiros nos treinos da equipe principal.


Programa de treinamento de três semanas de jogos

Como o Liverpool FC compete regularmente nas competições europeias, tem de se preparar para um calendário semanal de três jogos. Achterberg descreve sua premissa e como ela difere de uma programação semanal de um jogo. Ele também detalha como os treinadores de goleiros gerenciam a carga de trabalho do goleiro número 1, garantindo ao mesmo tempo que os demais goleiros estejam preparados.


TREINAMENTO DE UMA SEMANA DE JOGO

A primeira abordagem de Achterberg baseia-se no facto de o Liverpool FC não ter um jogo a meio da semana, o que dá a ele e aos treinadores mais tempo para trabalhar com todos os goleiros. O primeiro dia da semana é geralmente um dia de recuperação, que é seguido por um ‘Dia de Mudança’ e cada dia trabalha gradualmente em direção aos aspectos táticos em preparação para a próxima oposição.


Visão geral da semana de treinamento


Dia de jogo -4: Velocidade e dia de movimentação


Dia de jogo -3: Força, velocidade e reações


Dia de jogo -2: Preparação do jogo e reações


Dia de jogo -1: Sessões de bem-estar


Principais pontos de treinamento

Passe os trabalhos iniciais das sessões de treinamento trabalhando no trabalho de pés e nos movimentos do goleiro.


Foco na velocidade, nas reações e na força do goleiro, preparando exercícios que apresentam chutes de vários ângulos, 1v1s e cruzamentos rasteiros.


Integre aspectos táticos ao longo da semana para que o goleiro possa se preparar para resultados específicos que o adversário que está prestes a enfrentar geralmente cria.


Permita que os goleiros tenham um bom estado de espírito no dia anterior ao jogo, aplicando uma sessão de “bem-estar” na qual os goleiros possam fazer boas defesas.


Adapte o programa de exercícios de cada goleiro com base em sua ordem de classificação.


TREINAMENTO DE TRÊS SEMANAS DE JOGOS

Devido a competir regularmente na Europa, o calendário do Liverpool FC pode tornar-se agitado, o que significa que Achterberg precisa de abordar as semanas de três jogos de forma diferente. Menos tempo de recuperação e menos tempo em campo de treinamento significam que os goleiros se concentrarão mais nos aspectos táticos e na manutenção dos níveis, em vez de exercícios com intensidade.


Visão geral da semana de treinamento


Dia de jogo -3: Dia de recuperação – massagem, ginástica e alongamento


Dia de jogo -2: Preparação do jogo e reações


Dia de jogo -1: Sessões de bem-estar, aquecimento e reações


Principais pontos de treinamento


O ‘modelo de jogo’ torna-se muito mais predominante e deve ser trabalhado na maioria dos exercícios ao longo da semana.


É importante que a carga de trabalho do goleiro seja gerenciada para que ele não fique sobrecarregado, mas ao mesmo tempo não baixe muito os níveis de intensidade.


Continuar dando ênfase aos exercícios de velocidade, reação e força para que os goleiros mantenham a melhor condição física e cognitiva.



426 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


gersonsilva5790
2023年10月24日

Parabéns pelo conteúdo,Muito esclarecedor!

いいね!
bottom of page