- Rogger da Costa
“Goleiro” estreia na NHL aos 42 anos
Atualizado: 15 de mai. de 2020
Foto: John E. Sokolowski / USA TODAY Sports via Reuters
Sofrendo com lesões de seus goleiros, o Carolina Hurricanes recorreu a um estreante para derrotar o Toronto Maple Leafs no último sábado, pela NHL. Dave Ayres aproveitou a oportunidade e ajudou a equipe a vencer mesmo fora de casa. O impressionante, porém, é que esta estreia deste funcionário da arena dos Maple Leafs aconteceu aos 42 anos, quando menos se esperava.
Ayres era apenas o operador do nivelador de gelo, um veículo que pole e limpa o rinque, do Mattamy Athletic Centre, que ajudava a completar o treino dos Maple Leafs quando necessário. No sábado, estava nas arquibancadas quando foi chamado às pressas para atuar pela primeira vez.
“Foi incrível! Obviamente, o grande momento da minha vida. Estive neste gelo muitas vezes sem a torcida. Com ela, é muito diferente. Obviamente, algo que acontece uma vez na vida. Posso aceitar isso”, declarou.
Titular dos Hurricanes, James Reimer deixou a partida no primeiro período, após choque com um companheiro. No segundo, foi a vez de seu substituto, Petr Mrazek, se lesionar em trombada com um adversário.
Sem outro reserva da posição no banco, Ayres, que estava assistindo à partida, foi chamado das arquibancadas. No período em que esteve em ação, levou dois gols, fez cinco defesas e ajudou a definir a vitória por 6 a 3. Ele contou que contou com o apoio dos “novos companheiros”.
“Estes caras foram incríveis. Para falar a verdade, um deles (Erik Haula) disse para mim: ‘Apenas se divirta, a gente não se importa se você levar 10 gols’. Isso me colocou em um ótimo lugar e foi ótimo”, comentou.
Até o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, se rendeu à incrível história de Ayres. “Estou pronto para fazer do goleiro emergencial e piloto de nivelador de gelo David Ayres um cidadão honorário da Carolina do Norte após sua atuação corajosa na vitória dos Hurricanes. Incrível!”, escreveu em sua página no Twitter.