• Voa Goleiro

Goleiro do hóquei se protege da cabeça aos pés; conheça alguns itens

Goleiro… está aí uma das posições mais ingratas do mundo esportivo. E se no futebol já é complicado, imagine no Gelo! Recentemente postamos em nosso Instagram (ainda não segue? Corre lá! @VOAGOLEIRO) um vídeo com algumas de hóquei no Gelo, esporte muito mais conhecido nos Estados Unidos e Canadá, mas também é bem difundido no Brasil.

No vídeo, além das defesas sensacionais, vemos os Goleiros vestindo verdadeiras armaduras e vários seguidores e leitores nos enviaram mensagens perguntando quais eram todos esses materiais de proteção. O Voa Goleiro foi atrás e traz a vocês alguns dos itens obrigatórios para os Goleiros de hóquei e um pouco da história do esporte:

O hóquei no gelo surgiu no Canadá, em 1885, onde é o esporte nacional do país. É o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo, como o Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos. Um esporte um tanto quanto violento, e que requer cuidados especiais para a prática da modalidade.

Todos os jogadores usam roupas com proteção, mas as dos goleiros precisam de uma atenção maior. Além de serem reforçadas, também são obrigados a usar uma máscara de proteção que cobre todo o rosto. Isso porque que alguns desses tiros podem alcançar até 160/Km por hora.

Todos os jogadores usam luvas. Mas os Goleiros também usam luvas (catching glove) com uma rede para segurar o disco, geralmente na mão esquerda. E uma luva de bloqueio (blocker), acessórios que ajudam o goleiro a defender a tacada.

Outros equipamentos precisam ser usados para a proteção de outras partes do corpo, sobre os ombros, braços, pernas e partes intimas (todos os jogadores). Estes equipamentos são bem mais reforçados para os goleiros, o colete grosso em torno de sua barriga e de seu tórax (peito), e são feitos de couro absorvente. A espessura destes equipamentos é de 25 centímetros, na perna, e de aproximadamente 10 centímetros no corpo.

Todo esse aparato é obrigatório para minimizar o impacto e evitar lesões, como o uso de capacete, protetor facial, joelheira, cotoveleira, ombreira, caneleira etc. Como vimos, o goleiro costuma usar ainda mais coberturas de proteção do que os atletas de linha. Os patins são feitos de couro e lâminas e aço, enquanto os tacos podem ser feitos de madeira, alumínio ou grafite.

5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.