top of page
  • valdirbardi

MINHA EXPERIÊNCIA NO GOALKEEPING WORKSHOP

Mais uma experiência que não temos todos dia. Aceitamos o convite da equipe Goalkeeping-Development coordenado por Michael Rechner, Ellen e Alina, que nos propuseram um acordo, em troca da divulgação do Workshop, no qual os leitores do Voa Goleiro tiveram 50% de desconto, nós ganharíamos uma vaga no workshop, não pensamos duas vezes, apesar do pouco tempo conseguimos angariar um bom número de preparadores e garantimos a nossa vaga.


Palestrantes


Desde que comecei na profissão de preparador de goleiros sempre ouvi falar de Frans Hoek, seja por citações em livros ou artigos, ou por vídeos na internet, pelo conhecimento. Frans Hoek é uma lenda viva da preparação de goleiros, assim como Gian Luigi Buffon, evoluiu com o futebol, basta olhar para os goleiros por ele revelado ao longo desse período, ou clubes e campeonatos em que disputou e ganhou, é realmente acima da média.


Hans Leitert, outro profissional que dispensa comentários, todo trabalho desenvolvido nos tempos de Tottenham Spurs, toda organização com o padrão Red Bull desenvolvido para o treinamento de goleiros o coloca no mais alto patamar, em 2015 tive o prazer de participar de uma palestra teórica e prática no Porto em Portugal, e em ambas as palestras foram de muito bom proveito.

Por fim o time do TSG Hoffenheim apresenta sua dupla dentre tantos outros profissionais que cuidam da prevenção de lesões dos atletas e lógico os goleiros do clube, um trabalho compartilhado e organizado com seu preparador de goleiros Michael Rechner.


Palestras

Frans Hoek, não decepcionou um pouco do seu método e forma de olhar o jogo, palavras que nos inspiram, desde o analisar o jogo, de dar a referência aos nossos atletas e transformá-los naquilo que tanto almejamos, não somente reagir ao jogo mais sim atuar de maneira ativa, resolvendo problemas tendo visão ampla do jogo, (infelizmente não temos os direitos para divulgar mais a respeito sobre o conteúdo). A maior lição foi do aprendizado com os erros, da humildade em assumir esses erros, vindo de alguém tão importante quanto Frans, acaba sendo ainda mais um modelo de profissional para seguir, se já era fã do profissional, virei da pessoa também.

Christian Neitzert, uma palestra sem muita dinâmica, mas rica em conteúdo interessante saber e entender como se trabalha no alto prevenindo lesões, fazendo a transição do departamento médico para o campo, tento toda mensuração e sabendo os porquês de cada exercício, nada muito específico para um preparador de goleiros, mas seguindo o ditado: “Tente aprender um pouco sobre tudo, e tudo sobre alguma coisa”Thomas Huxley. Com certeza aprender sobre algo que não é prioridade aumenta nossa gama de conhecimento para debates internos com profissionais de outros departamentos que ajudam nossos goleiros de forma direta.


Hans Leitert, finalizando com chave de ouro, uma aula que misturou história do futebol, do goleiro,(As cinco idades do goleiro) a criação da figura do treinador, uma time line de momentos importantes e marcantes para evolução da posição goleiro, como isso interviu diretamente na dinâmica do jogo, como treinadores e preparadores de goleiros tiram vantagem disso, até os dias de hoje, a era da informação como transformamos números em ações que viram treinamento e logo melhoram o rendimento do goleiro. Tudo muito bem explicado, detalhado e rico em informações, outro palestrante que ao mesmo tempo que palestra nos inspira, nos deixando, curiosos para colocar as informações adquiridas em prática.

Por mais que seja online, serviu de muito proveito, poder perceber quanto se tem em organização até para uma palestra, levando conteúdos ricos, fazendo os alunos pensarem fora da caixa e se inspirarem, foi o que mais me marcou dora do conteúdo específico, a humildade em tratar o público mesmo sendo quem são, tira a ideia que pra ser bom precisa ser arrogante. Em tempos de quarentena, a dica é de buscar conhecimento, seja específico ou não, não se isole do mundo, por pior que seja a situação, lembre-se que vivemos na era da informação e tudo está a nossa volta, seja inteligente para buscar conteúdos que agreguem alguma conhecimento.

Com certeza esse evento, me agregou muito e não vejo a hora de por em pratica tais aprendizados.


Valdir Bardi - Preparador de goleiros.

163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page