top of page
  • Rogger da Costa

Finalmente! France Football cria o “Troféu Yashin”

Atualizado: 18 de mai. de 2020

A revista France Football anunciou hoje (19/09) a criação do Troféu Yashin, que será dado ao eleito Melhor Goleiro da Temporada durante a cerimônia do Ballon d’Or, a Bola de ouro.

Lev Yashin, que defendeu as cores do Dínamo Moscovo e da União Soviética nas décadas de 50 e 60, foi o único Goleiro a vencer a Bola de Ouro da France Football, em 1963.

Yashin, que faleceu em 1990, com apenas 60 anos, ficou conhecido como o “aranha negra” e é, ainda hoje, apontado como um dos melhores Goleiros da história do futebol. Os 10 finalistas serão conhecidos a 21 de outubro e o prêmio será entregue a 2 de dezembro, em Paris.

Para não perder a oportunidade, a revista entrevistou Vasili Frolov, ex-Goleiro do Zelenograd FC e neto de Yashin:

Qual foi sua reação quando você soube da criação do troféu Lev Yashin? Gostei muito dessa ideia. Eu também sou um ex-goleiro e agora sou treinador. Poucas pessoas entendem que o goleiro é um jogador especial do time e você deve avaliar o jogo dele de uma maneira específica. É muito difícil para os goleiros competir com os jogadores em campo e, principalmente, com os atacantes pelos prêmios de melhor jogador de futebol da Europa. Os atacantes marcam gols e o gol é o principal no futebol. Meu avô jogou tão brilhantemente que foi considerado melhor que os jogadores de campo. Toda a família está orgulhosa de que o Troféu de Melhor Goleiro ostente o nome dele.

O que isso simboliza para você? Este troféu é uma homenagem a Lev Yashin como o melhor goleiro da história e reconhece que o goleiro é uma parte importante de um time de futebol. E para avaliar seu jogo, você precisa de uma avaliação diferente.

Até hoje, ele ainda é o único goleiro a receber o Ballon d’Or France Football : é um orgulho extra? É um orgulho especial que na minha família e em todo o país haja um jogador de futebol especialmente um goleiro, que ninguém pode conseguiu superar.

O nome de Lev Yashin ainda ressoa na Rússia? Atualmente, Lev Yashin continua sendo o jogador de maior sucesso na história da URSS e da Rússia moderna. Enquanto um jogador com o mesmo talento não atingir o nível mais alto e enquanto o time russo não obtiver os mesmos resultados que o time soviético da época, seu nome permanecerá famoso e reverenciado.

Você o conheceu? Infelizmente, eu tinha quatro anos quando ele morreu (nota do editor: março de 1990) e não me lembro de nossas discussões quando criança. Mas eu pessoalmente frequentemente o Ballon d’Or. Durante vários anos, o seu troféu Bola de Ouro ficava guardado na casa da minha avó, Valentina Timofeevna. Hoje ele está no Museu de Esportes de Moscou.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page