• Voa Goleiro

Estímulos cognitivos

Atualizado: Mai 22

Antes de falarmos do trabalho em si, o quê seria “cognição”?

Cognição é a estruturação do conhecimento, ato ou efeito de conhecer algo, através de nossas percepções, físicas – perceptuais ou conceituais, para tanto necessitamos de nossa memória, atenção, percepção( órgãos do sentidos ), inteligência.

Interessante não? Já que muitas das ações dos goleiros dentro do jogo é tomando decisões, reagindo o mais rápido possível para evitar o gol e quanto maior a atenção, concentração dentro dele maior é a chance de uma boa atuação, então pq não estimular? Por quê não treinar essa parte cognitiva?

No treinamento a seguir estimulamos essas valências, com nossa dinâmica e colocando estímulos apreendidos em outras escolas de goleiros para benefício de nossos goleiros. Começamos com a tomada de decisão atrás do manequim o goleiro espera o comando para saber se sai pelo lado direito ou esquerdo, passado a parte do aquecimento. A frente os goleiros tem cones de diferentes cores ao comando do treinador tem que apenas reagir ao comando dele, chutando acima do cone citado, posicionando para o chute frontal que vem sem sem pré direção.

O agravante para dificultar ainda mais essas ações de defesa fica com o fator da natureza, com a chuva pesada antes do treino o gramado ficou encharcado, assim como podem ver, toda bola quicada tende a aumentar a velocidade e o grau de dificuldade da defesa.


6 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.