• valdirbardi

ENTENDENDO O JOGO - O QUE HOUVE NO 1º GOL DA HOLANDA CONTRA O SENEGAL?

Antes de mais nada, gostaria de dizer que esta análise NÃO visa descredibilizar o goleiro, sua seleção ou os profissionais que aparecem e trabalham com os selecionados de Senegal, e, sim, entender como a situação acontece. Colocarmos a nossa opinião para que gere reflexão, deixando aberto o canal para comentários e críticas desde que aconteçam de maneira educada e sem ofensas.


Edouard Mendy, que tem uma história incrível de superação, sendo eleito o melhor goleiro do mundo e hoje vem revezando posto de titular do poderoso Chelsea. Goleiro de muita força física, bom posicionamento e leitura de jogo. A falta de regularidade e lesões fizeram Kepa e Mendy revezarem na titularidade dos Blues. O goleiro de Senegal chega como grande nome, porém paira sobre ele a desconfiança de uma boa regularidade, o que não aconteceu em sua estreia, infelizmente.


No primeiro gol sofrido o goleiro foi muito criticado por "estar perdido" e ser antecipado pelo jogador holandês. Nosso papel aqui é identificar possíveis situações de maneira coletiva e individual para que possamos refletir e levar essas situações para o campo para bem preparar nossos atletas.


O gol acontece no momento defensivo, onde a linha defensiva de Senegal foca somente na bola e a Holanda inteligentemente explora esse espaço entre linha defensiva e goleiro, aí vem as nossas questões, que tentaremos ilustrar pelos esquetes. Vamos lá?


A falha coletiva de se perder a organização acontece quando é feita a troca de corredores, muitos dos senegaleses olham somente a bola e "esquecem" os jogadores e seus movimentos, ou até tentam adivinhar um passe que não aconteceu:

A segunda imagem deixa claro que o espaço nas costas da defesa está exposto, a qualidade do portador da bola é inegável, podendo até mesmo chutar direto pro gol (mais um motivo para Mendy, proteger o gol e não o espaço). A corrida do jogador holandês é genial, nem só de falhas acontecem os gols, muito mérito dos holandeses:

O terceiro frame deixa claro que Mendy em uma atitude quase de desespero tenta solucionar a falha defensiva, percebemos que nenhum jogador acompanhou a corrida do holandês que fez o gol ou tentou bloquear o mesmo para que o goleiro tivesse mais chances.

O que aprendemos com esse lance? O goleiro não está a parte do jogo. É peça fundamental e precisa de todo sistema defensivo, assim como o sistema precisa dele.


Mais que tomar decisões, é tomar decisões sob pressão, não se deixar levar por impulso. O teu posicionamento ditará a sua tomada de decisão (posicionamento reativo, decisão reativa, posicionamento proativo, decisão de antecipação). Leitura de jogo, qual a perna do batedor? Conceito de bola coberta ou descoberta.


Todos esses conceitos, são treináveis e devem aparecer nos nossos treinamentos, e você o que achou do lance? Pontuaria mais alguma situação que não mencionamos?!


Valdir Bardi Treinador de Goleiros.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo