top of page
  • Caio

ENTENDA POR QUE ALGUNS GOLEIROS ESTÃO JOGANDO O MUNDIAL COM AS MARCAS “ESCONDIDAS”

Atualizado: 13 de nov. de 2023

Fotos: Internet/GettyImages 

Abdullah Al-Mayouf, Alisson e Barovero entraram em campo pelas semifinais do Mundial 2019 com as marcas de suas luvas pintadas ou tapadas por fita.

Um fato interessante e, no mínimo, curioso está chamando a atenção dos nossos leitores e temos recebido inúmeras vezes a mesma pergunta, seja por whatsapp, direct, comentários ou Facebook: ” Por que os Goleiros estão jogando com a marca tampada?


Diante de tantas vezes receber a mesma pergunta, seria inadmissível ficarmos inertes, então fomos atrás da resposta para vocês.


Tudo se trata de determinações da FIFA para este tipo de competições.


Lembremos que na Copa do Mundo de Seleções, nenhum patrocínio é exibido nas camisas. Nas camisas de clubes, apenas o patrocínio master, é exibido, além mascote e logo da fabricante.


Mas vamos nos ater a falar somente das Luvas de Goleiro. De acordo com o livro oficial de “Regulamentação de Equipamentos da FIFA” existem medidas específicas que devem ser obedecidas. O trecho abaixo é uma tradução livre do livro da FIFA, a partir da página 47, que começa a tratar das Luvas de Goleiro (confira o original clicando AQUI) :


” Os goleiros podem usar luvas de qualquer cor. As luvas do goleiro devem ser um item de equipamento separado da camisa. Os goleiros da mesma equipe pode usar luvas de goleiro diferentes, produzidas pelo mesmo ou diferentes Fabricantes. O nome e/ou o número do goleiro pode aparecer uma vez em cada luva. As associações (confederações/países) podem exibir uma única identificação em cada luva, podendo ser escolhida entre:

A) Emblema oficial da associação; B) Símbolo oficial da associação; C) Nome oficial da associação; D) Bandeira nacional ou E) Nome do País. Essa identificação da Associação Membro pode ser livremente posicionada no luvas de goleiro e não devem ser exibidas mais de uma vez. A identificação deve estar de acordo com as seguintes medidas:

A) ) Emblema oficial da associação: máximo 50cm²; B) Símbolo oficial da associação: máximo 50cm²; C) Nome oficial da associação: máximo 12cm²; D) Bandeira nacional: máximo 25cm²; E) Nome do País: máximo 12cm²; Quaisquer letras usadas para o nome do goleiro, nome da Associação Oficial de Membros ou o nome do país não deve exceder 2cm de altura.


Durante todo o livro de regulamentação, a FIFA explica muitas vezes que a marca/logo/símbolo do fabricante não pode exceder 20cm² em cada peça. Ou seja, tamanho máximo de até 20cm² na camisa, até 20cm² em cada meião, até 20cm² no shorts e até 20cm² em CADA MÃO das luvas de Goleiro. E este é o motivo para os Goleiros do Al-Hilal, Liverpool e Monterrey entrarem em campo “escondendo” ou, agora que todos sabem, “tapando” as marcas em suas luvas. Como não são luvas especialmente produzidas para esta competição, a área que a marca/logo/símbolo aparece excede o máximo de 20cm² em cada mão.

Foto: GettyImages

Foto: GettyImages

Foto: GettyImages


344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page