top of page
  • Rogger da Costa

EFEITO MAGNUS – A NATUREZA "CONTRA" OS GOLEIROS

O Efeito Magnus recebe esse nome em honra ao químico e físico alemão Heinrich Gustav Magnus.


Com certeza você já ouviu falar em “Bola com efeito”. Quando um jogador chuta a bola e ela faz uma curva no ar, em vez de seguir reto, assim tirando o Goleiro do lance, como isso é possível?


Esse é o chamado “efeito Magnus” e acontece quando a bola é lançada pelo ar, girando rapidamente. O efeito depende da velocidade de rotação da bola e também da quantidade de ar que a bola arrasta quando gira. Quanto menos lisa for a bola, mais ar ela arrasta e maior é o efeito. É por isso que a bola de tênis é peluda e a bola de futebol é cheia de áreas em alto relevo.


Vamos a um exemplo bem simples: O ar está passando pela bola. Enquanto ela se move, um pouco de ar também é arrastado por ela durante os giros. Onde a bola e o ar se movem na mesma direção, a velocidade é maior e a pressão é menor. Onde o ar arrastado pela bola se move em direção contrária ao ar que passa pela bola, a velocidade é menor e, consequentemente, a pressão é maior. Essa diferença de pressão faz com que a bola se desvie do seu caminho normal, produzindo o efeito Magnus. Que, muitas vezes, é mortal contra nós goleiros.


Vejam abaixo um vídeo que mostra muito bem como o Efeito Magnus funciona:






192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page