• Voa Goleiro

Dica de treino: Controle e passe de bola

Atualizado: 18 de Mai de 2020

Nos dias atuais o mínimo que se espera de um goleiro seja qual for a categoria que jogue é o básico do jogo com os pés, não é mesmo? Sendo assim a dica de hoje é treinamento sobre o controle e passe de bola.

O controle é tão importante quanto o passe, sendo muitas vezes um pequeno detalhe não trabalho, querer realizar um bom passe passa por um bom controle de bola, e aqui separamos uma sessão e suas progressões para um bom controle de bola.

O trabalho realizado de forma analítica ajuda muito no embasamento global quando necessitado, logo o foco é a parte técnica, nota-se que os goleiros estão trabalhando com mini bolas, por serem menores, aumentam a concentração do controle e passe com os pés facilitando assim a transição quando for usada uma bola de tamanho normal.

Dinâmica: duas duplas em paralelo começam os trabalhos de forma simples, fazendo controle e passe com pernas diferentes, controla direita, passe esquerda e vice e versa, passando ara interação conjunta onde os quatro atletas fazem interação dentro do mesmo exercício.

Progressão: para somente um toque na bola, duas bolas para uma dupla, trabalhando assim o controle do tempo e a comunicação verbal e não verbal(Gestos corporais). Progressão 2 tem mais interação conjunta, agora os quatro goleiros começam a trocar passes entre si, sempre valorizando os pontos técnicos do controle e passe. A última progressão também de forma conjunta porém agora com duas bolas exigindo mais atenção no controle e passe, e já se posicionando para continuamente realizar os gestos técnicos, sempre para os dois lados.

Pontos técnicos: corpo atrás da bola, pés atras da bola e não por cima(pisando), cabeça e tronco eretos levemente postados para frente, para ser um bom equilíbrio na hora do passe. Passe deve ser feito com parte externa do pé D/E com a força ideal para que a bola chegue de forma ideal para o companheiro realizar o mesmo processo.

Quando usar? Nas categorias menores o uso deve ser mais constante pois se trata de aprendizado da técnica, já na categoria profissional recomenda-se o uso em dias de manutenção técnica, comum nos começos da semana por exemplo, ou até mesmo em atletas voltando de lesão.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.