Voltar à Premier League aos 38 anos não é para todos. Ben Foster festejou essa sensação há uns meses, com a subida do seu Watford, um dos 12 clubes que representou ao longo de uma carreira toda construída na Inglaterra.
Pelo caminho Foster somou dois títulos da competição à qual agora retorna, ao serviço do Manchester United, e ainda três Copas da Inglaterra, duas novamente pelos “red devils” e uma pelo Birmingham City. O goleiro representou ainda a seleção inglesa em oito ocasiões, uma delas na Copa 2014.
"YOUTUBER" POR IMPREVISTO
Tudo isto seria motivo suficiente de simpatia para com o feliz regresso do Ben à Premier, mas há um motivo adicional pelo qual esse retorno animou não só os torcedores dos “hornets” como também de tantos outros clubes, espalhados por Inglaterra.
Porquê? Porque quis o destino pandêmico que, há cerca de 10 meses (mais propriamente em setembro de 2020), o veterano desse um passo incomum, na sua profissão e idade: Ben transformou-se num youtuber, dos bons (dos EXCELENTES, na verdade), e cada vez mais estimado pelos fãs do futebol inglês, pela postura e generosidade com que oferece um olhar único sobre os bastidores do futebol profissional.
O dia em que o Watford soube que ia jogar na Premier League 21/22, na perspectiva do Ben (o post continua após o vídeo):
UM OLHAR EXCLUSIVO SOBRE A VIDA DE UM GOLEIRO PROFISSIONAL
Simpático, bem-disposto e aparentemente estimado por colegas e adversários, Ben Foster vem oferecendo vídeo atrás de vídeo, munido da sua GoPro, mostrando um ponto de vista raro, quiçá único, sobre a vida de um futebolista de primeira linha: o habitual passeio matinal de bicicleta, os treinos, os dias de estágio e jogo, desde o que come ao pequeno almoço (viciado em ketchup) à apresentação de quem o conduz ao estádio rival ou analisa o adversário. Tudo é alvo de atenção, explicação e humor, num conteúdo invulgar e viciante, para quem gosta de Futebol.
GRAVANDO ATÉ DURANTE OS JOGOS
Engane-se quem pensa que a GoPro do Ben fica na cabine, na hora dos jogos. Ben Foster vai acompanhado da sua câmera durante as partidas, ao longo da temporada, uma inovação que o obrigou inclusive a negociar a autorização da EFL e que se tornou uma sensação crescente, ao ponto dos adversários se recordarem de comemorar “in your face”, na Go Pro do pobre Ben, após marcarem um gol.
O resumo de um dia intenso, desde o pequeno almoço à conquista do prémio de homem Homem do Jogo (o post continua após o vídeo):
SEMPRE INOVANDO
Para oferecer um conteúdo único, o “velho” Ben está sempre inovando, procurando novas ideias para interagir com os seguidores e novas formas de nos levar para dentro da sua paixão. Um exemplo? Abaixo, há alguns dias do início da Premier League, a lançando a sua Liga Fantasy e repare só no sorriso de “luva a luva” quando compartilha, todo vaidoso, o seu “time” entre as escolhas dos cerca de 6 milhões de jogadores do "cartola" da Premier League. (o post continua após o vídeo):
FOSTER, O ENTREVISTADOR
Nem tudo no canal do “tio Ben” é centrado na sua pessoa. Ele aproveita também para entrevistar colegas, como por exemplo Danny Rose, indo para lá da conversa superficial e entrando em temas mais elaborados. No caso de Rose é abordada a sua saída complicada do Tottenham e também a relação com José Mourinho.
OS TORCEDORES, TUDO PELOS TORCEDORES
O canal do Ben é sensação tal que, onde quer que quíper for, as pessoas querem aparecer nos vídeos . Abaixo, ele cumprimentando e posando com os “hornets”, no intervalo de um jogo de preparação. E logo a seguir repare na festa que fazem, quando ele se aproxima para fazer a sua “reportagem”.
O carinho dos torcedores, próprios e rivais, mostra o quão Foster é estimado pelo ótimo conteúdo que oferece no youtube (o post continua após o vídeo):
A verdade é que Foster está sempre a pensar nos torcedores, usando os seus vídeos para lançar apelos à solidariedade para com casos que lhe vão chegando. Outra faceta frequente da sua generosidade é a oferta constante de sorteios.
Aos 38 anos Ben Foster reinventou-se e em apenas 10 meses tornou-se um case de sucesso, enquanto jogador-youtuber, pela qualidade, originalidade e paixão com que o faz. Irá a Premier League permitir levar a sua Go Pro para o gol? A resposta virá em breve, mas certamente não será um "não" que irá impedi-lo de surpreender, nesta temporada ao mais alto nível e talvez inspirar outros craques, por esse mundo fora, a seguirem o seu exemplo.
Para fechar, o dia em que Ben recebeu uma camisa de Rashford e imediatamente prometeu sorteá-la aos seus seguidores:
Comments