top of page
  • Caio

Análise Gol sofrido Courtois – Bélgica 3×1 Rússia 2019

Atualizado: 18 de mai. de 2020

Dentre muitas maneiras de aprendizado está a observação, por isso ter grandes ídolos é essencial para o jovem atleta que quer ser goleiro no futuro, se aprende com o sucesso, se aprende com a personalidade que o ídolo tem e também com os erros que o mesmo comete.

E aqui trazemos uma oportunidade de aprendizado com o grande goleiro belga, Thibaut Courtois, goleiro que é famoso pelo que diz, de personalidade forte até dias atrás comentou estar tranquilo, e que não entende o porque da mídia espanhola querer denegrir sua imagem a cada falha que tem. Bem com razão ou não a verdade é que o goleiro não vem passando por uma boa fase no Real Madrid, onde acabou de perder o posto para qual veio suprir, e o mal momento parece ter chegado com ele na seleção.

A Falha

Com intenção de manter a posse de bola criando superioridade numérica sobre o adversário, companheiro de Courtois faz o passe, e no momento que o goleiro  faz essa recepção começam os erros, por quê? Pode pensar nossos leitores, Pensando que um bom passe começa com uma bom domínio de bola, podemos  constatar que o mesmo não é realizado de forma correta pois a bola não fica em seu domínio e o que vem a seguir é uma sequência de erros, técnicos e psicológicos que falamos a seguir.

Fica exposto a fragilidade do goleiro em usar a perna direita, uma vez que no momento do passe seu companheiro faz abertura de passe na lateral direita, porém o domínio falho com agravante do segundo toque com a perna esquerda, levando a bola para o meio da área, de encontro ao outro marcador, e não ao espaço a sua direita, entender que o goleiro errou no domínio e continuou errando, mostrando uma fraqueza no uso da perna direita.

*Técnicos: domínio e controle de bola, uso da perna direita.

*Cognitivos: falta de percepção, bem como atraso na tomada de decisão.


Lição

A lição que fica tanto para os preparadores de goleiros quanto os atletas é que estimulem o jogo com os pés de forma ambidestra, desde a forma analítica até as situações de jogo, dependendo da idade e necessidade que tenham, entendam que até no mais alto nível enquanto estivermos falando de seres humanos existirão erros, e quando errar, aprendam com os mesmos.

A idéia aqui não é querer ter razão de nada e sim, mostrar a nossa opinião com uma lance que parece nos ensinar algo dentro da lógica de um preparador de goleiros, qual a opinião de vocês?

Valdir Bardi Preparador de Goleiros Samut Prakan – Tailândia 2019.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page