top of page
  • valdirbardi

ANALISANDO GOLEIROS - VALDIR BARDI

Atualizado: 7 de set. de 2021




Uma das áreas que mais vem ganhando notoriedade hoje no futebol com certeza é a de análises, a tecnologia auxilia o departamento com softwares, criação de banco de datas e tudo mais que for produtivo para filtrar informações próprias ou do adversário de maneira, que o clube possa ter alguma vantagem prévio, durante ou após a partida.


E com os goleiros como são feitas essas análises, quem são responsáveis pela análise dos mesmos? Tudo depende de clube para clube, de já, podemos citar aqui que vamos focar em análises coletiva e análises individuais.


Análises coletivas: futebol é jogado coletivamente e cada vez menos pelo menos nos grandes centros de futebol o goleiro joga de maneira separada, pode até ter suas singularidades, porém é parte atuante e integrada dentro do modelo de jogo da sua equipe.


Modelo de jogo: dentro do modelo de jogo é que são definido as funções do atleta, e o goleiro não fica de fora, equipes pragmáticas tendem a ter goleiros reativos, já equipes propositivas tendem a ter goleiros pró-ativos.


Dentro dessas questões começamos entender o contexto do qual o goleiro está inserido, sem isso o que se analisa são achismos sem alicerces, duvidem dessas análises!

Como já dissemos acima o goleiro faz parte do jogo e cada vez está mais inserido no jogo, por isso deve ser analisado de maneira coletiva com sua equipe, como treinadores de goleiros entendemos as individualidades e necessidades da posição, antes dela ser coletiva não ignoremos a parte individual. Saber fazer gestos técnicos, bem feitos, utilizar recursos e ter a tomada de decisão efetiva com a situação é de extrema importância para o goleiro.


Por isso a necessidade das análises individuais: onde focamos em pontos de melhoramentos gestuais, das técnicas mais básicas até as mais complexas, focando em motricidade, essas principalmente em categorias de base, na fase de ensino-aprendizagem guiam os jovens goleiros a se entenderem como seus treinadores querem, respeitando a sua individualidade, focando na efetividade das ações. Criando hábitos e entendimento sobre si mesmos e técnicas necessárias para ser um bom goleiro.

Nessa faze tão importante não se deve ignorar os pequenos detalhes, são eles que farão a diferença na carreira do jovem goleiro daqui para frente, por isso o recurso de vídeo dentro do processo de identificação dos erros para o treinador de goleiros é tão importante, mostrar esses erros, ao atleta, e trabalhar para corrigi-los o mais breve possível é imprescindível, para o melhoramento.


Pequenos detalhes, fazem toda a diferença! Para mais vídeos de análises de goleiros, convido os leitores se inscrevem no canal no youtube: www.youtube.com/BardiCoach


Valdir Bardi - Treinador de Goleiros 03/09/2021.





333 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page