top of page
  • Caio

Análise do Goleiro – Roman Bürki

Atualizado: 19 de mai. de 2020

A cada dia as análises estão ganhando mais força no futebol, com um campo a ser explorado profissionais tem se especializado nessa área procurando otimizar atuações de seus times ou simplesmente tentando melhorar sua performance, como é o caso hoje.

Uma análise de Goleiro pode ser feita de forma  individual ou coletiva. Se a escolhida for individual, conseguimos aprofundar em questões básicas muitas vezes não vista a olho nu, mas captada pelas lentes de câmeras potentes e auxílios de edição, como a velocidade do vídeo, por exemplo. Dependendo do ângulo da filmagem, conseguimos ainda identificar erros de posicionamento, bem como aspectos cognitivos como percepção, tomada de decisão e velocidade de reação.

Aproveitando essa onda, a Bundesliga divulgou um interessante vídeo analisando o Goleiro sensação do momento, Roman Bürki, do líder Borussia Dortmund. Ele é um dos menores Goleiros da liga alemã para desespero dos defensores de Goleiros gigantes. Ainda é citado que a pouca altura ajuda acaba sendo vantajoso para ser mais rápido que os demais.

Um vídeo rico em informações específicas e dificilmente visto em terras brasileiras. Citam ainda o tempo de reação que normalmente leva 170 milésimos de segundos e o suíço Bürki leva 160 milésimos de segundos para reagir.

O vídeo é dinâmico, mostra a evolução do goleiro da última temporada, 2017/2018, para essa temporada, 2018/2019. Os pontos analisados são minuciosos e, como já mencionamos, acaba enriquecendo quem o assiste. Tanto que estimulou a tradução por parte do Voa Goleiro para que todos os Preparadores de Goleiros brasileiros, ou que falem a língua portuguesa, tenham acesso a tal conteúdo.

Antes de convidar os amigos a assistir ao vídeo fica o questionamento: será que um dia veremos a nossa CBF olhando com o respeito que um Goleiro merece e se dê ao luxo de falar com propriedade sobre o assunto? Ou teremos que continuar mergulhados na ignorância e falta de informação?


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page