top of page
  • Caio

A importância do feedback

Atualizado: 20 de mai. de 2020

Quando pensamos em treinamento de alto rendimento ou para o alto rendimento, é necessário trazer a tona uma importante ideia, que é o uso do poder da pedagogia do ensino daquele gesto, ação ou esporte. Porque digo isso? É simples pois, a maneira como vamos agir infere diretamente na maneira como nossos alunos ou atletas vão reagir a partir da identificação sensorial auditiva do que falamos e visual do que mostramos, pensando no ensino do esporte, de maneira geral. Por isso, uma grande dica a qual não podemos deixar de lado é potencializar a nossa intervenção retroativa, ou seja o feedback. 

O feedback é uma informação sensorial retroativa que pode ser intrínseca (visão audição, olfato, propriocepção, tato) ou extrínseca, a é aferida ao conhecimento de resultados, performance através de imagens, videos ou filmes.

Por tanto, é impossível que deixemos de lado o modo como estamos utilizando o feedback em nosso treinamento pois, é por ele que podemos potencializar o rendimento dos nossos alunos ou atletas. Face a isso, forço a recordar a importância de utilizarmos ferramentas de vídeo de maneira em que aquele ou aquela que foi filmado e errou, venha fazer melhor da próxima vez decorrente da correção do erro, e não da sua punição.

Para encerrar, lembramos das funções do feedback, e que isso venha de novo nos ajudar a refletir; o feedback tem inúmeras funções positivas, mas devemos atentar que negativas também. Como função positiva ele serve como ferramenta de motivação, reforço e informação, entretanto, não pode causar dependência, o que séria uma função extremamente dispensável.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page