• Rogger da Costa

26/04 - DIA DO GOLEIRO! MAS PORQUE 26/04?

Olá, pessoal! Primeiramente quero dar os parabéns para nós, GOLEIROS e GOLEIRAS, de todos os esportes, hoje, 26 de Abril, é o nosso dia! Há alguns dias estávamos pensando em alguma postagem interessante para o dia de hoje, fui olhar em outros sites e vi que sempre relatam o dia do Goleiro homenageando algum grande goleiro que esteja se destacando no Brasil, quando me surgiu a seguinte dúvida: “Porque dia 26/04? Foi algo em especial que aconteceu ou só uma data escolhida a esmo?”


Então vamos à resposta para esta pergunta:


Segundo o jornalista e autor do livro “Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1”, Paulo Guilherme, a ideia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso, Carlesso foi um dos pioneiros no trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira durante a preparação para a copa de 70, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.


Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. “Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso – este morreu em um acidente de carro no final dos anos 80.


Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia oficial a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional.


“Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme no livro. “Hoje, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes”.


18 visualizações0 comentário