top of page
  • Rogger da Costa

23/01/1965. A visita de Yashin ao Brasil

Atualizado: 15 de mai. de 2020

Fotos: Internet/ Jornal dos Sports / Revista do Esporte 

Há quase 91 anos, em 12 de outubro de 1929, nascia Lev Yashin, goleiro que marcou época pelo Dynamo de Moscou e pela Seleção da União Soviética, e foi considerado pela FIFA e pela IFFHS o melhor goleiro do século XX.

O soviético é também o único goleiro a vencer uma Bola de Ouro da France Football, prêmio conquistado em 1963, e inclusive virou nome do prêmio “Luva de Ouro”, que elege o melhor goleiro da Copa do Mundo, durante quatro edições, entre 1994 e 2006. E agora também se tornou o nome da premiação que elege o Melhor Goleiro da Temporada.

Durante sua carreira, o goleiro ficou bastante caracterizado por usar um uniforme todo preto, que lhe rendeu o apelido de Aranha Negra. Segundo ele, a vestimenta preta era para parecer discreto e não dar um ponto de referência aos atacantes. Além da roupa, outro acessório marcante em sua carreira foi sua boina, que era frequentemente usada em dias de sol.

Lev Yashin no Brasil

Mas o que poucos sabem é que Lev Yashin já vestiu o uniforme do Flamengo, e inclusive foi cogitado pela imprensa carioca que o goleiro jogaria pelo clube, algo que infelizmente nunca aconteceu.

Em 23 janeiro de 1965, Lev Ivanovich Yashin chegou ao Rio de Janeiro acompanhado de sua esposa Valentina. Antes mesmo de descer do avião, foi clicado pelo “Jornal dos Sports” que anunciava o acerto do goleiro com o Flamengo “Nº1 Russo já é do Fla”, dizia a chamada e ainda cravou que a estreia de Yashin seria contra o rival Vasco da Gama.

Porém, isso não se concretizou, Yashin em entrevista coletiva concedida na embaixada soviética deixou claro que estava no Rio apenas para passar férias e treinar no Flamengo.

Dias após, o mesmo “Jornal dos Sports” fez outra chamada, na qual mostrava Yashin com seu tradicional uniforme preto e o escudo do Flamengo ao centro com o seguinte título “Um goleiro em férias”. Na descrição da foto, o jornal faz questão de deixar claro que o treino do goleiro era “mais para movimentar os músculos do que para mostrar suas qualidades tão decantadas pela crônica soviética”,

No dia do treino mencionado pelo jornal lá estava ele nos gramados da Gávea com seu tradicional uniforme preto ostentando o escudo do Fla no peito. Porém, como dito pelo jornal Yashin na verdade fez muito mais uma demonstração do que realmente um treino, não fazia muito esforço em bolas rasteiras e “apresentou” seus famosos socos na bola (algo inovador para a época), o treino não durou mais que 20 minutos devido ao forte calor que castigava o soviético acostumado a temperaturas abaixo de 0.

Perguntado sobre o porque usar preto, ele disse: “Eu penso que meu uniforme sombrio e sem atrativos permite ao goleiro ser menos visto pelos atacantes adversários. Mas ainda: acredito que a roupa clara ou de outra cor, até berrante, permite melhor alvo a quem chuta. Em suma: atrais mais a vista dos que nos agridem.

Lev Yashin ficou 2 semanas no Rio, onde treinou e aproveitou a cidade mas infelizmente não realizou nenhuma partida pelo rubro-negro, o que é uma pena. Imagina ter visto Lev Yashin jogando no Maracanã um Flamengo e Vasco ou um Fla x Flu?

Abaixo você pode conferir um vídeo de quando Yashin treino no Flamengo e também algumas fotos da época:


Yashin desembarcando no Rio

Yashin no Flamengo: goleiro russo tem história na Gávea | planeta ...
Flamengo Retrô on Twitter: "O lendário Lev Yashin com os goleiros ...
Yashin no Flamengo: goleiro russo tem história na Gávea | planeta ...

Cortina de Ferro) Lev Yashin… o Aranha-Negra no Flamengo – Futbolny
yashinfla
360 visualizações0 comentário
bottom of page