• Voa Goleiro

2 lances parecidos, 2 jogadores diferentes, o mesmo goleiro, 1 gol e muitas opiniões. Qual a sua?

Atualizado: Mai 29

Um lance que chamou a atenção e causou certo burburinho nos grupos do Voa Goleiro foi o gol sofrido por Manuel Neuer ontem. Na goleada por 5×1 sobre o Arsenal, o gol de Theo Waltcott, que abriu o placar para os Gunners, foi alvo de muita discussão.

Alguns taxando friamente como “falha” por alguns e como “defensável” por outros, o lance dividiu [boas] opiniões. Em comparação, usamos o chute de Benzema, na Copa de 2014, um lance muito parecido com o de ontem, mas com o ataque do lado esquerdo do goleiro. Vamos aos lances:

Benzema (vídeo 1):

Walcott(vídeo 2):

A semelhança dos lances impressiona. No vídeo 1, podemos perceber que Benzema corre de cabeça baixa em direção à linha de fundo, conhecendo o jogador, Neuer já esperava a batida para o gol e manteve-se postado. No vídeo 2, antes de bater, Theo Walcott olha para o centro da área e percebe que não há ninguém ali em condições de receber um cruzamento, contudo, Manuel Neuer não pode se dar o luxo de tirar atenção da bola e olhar para a área.

Em minha opinião, esse movimento de olhar para dentro da área “dribla” o goleiro alemão, que passa, nesse pouco espaço de tempo, a esperar um cruzamento ao invés do chute direto. Quando o chute acontece (um fortíssimo chute, vale destacar), Neuer é pego “desprevenido” e não consegue ter a mesma reação do vídeo 1 (onde já esperava a batida) e faz o movimento de levantar os dois braços, que é naturalmente mais lenta do que erguer apenas um só.

Independente do “drible” sofrido por Neuer no gol de Walcott, percebam que nos lances questão a técnica usada para defender o canto do braço direito é mais apurada do que no lance onde ele sofre o gol. TALVEZ, observe que eu disse TALVEZ, essa técnica de Neuer – de fazer a defesa de pé com a reação de erguer apenas um braço – tenha melhor desempenho do lado direito do que do lado esquerdo. Ter um lado melhor que o é normal em todo goleiro, claro que os treinos diários minimizam essa diferença, mas sempre existe isso.

Um lance discutível do, mais uma vez, eleito melhor goleiro do mundo pela IFFHS e que claramente está sendo discutido somente pelo status de Neuer no futebol mundial. Contudo, eu não sou o dono da verdade e nenhuma opinião pode ser dada de maneira empírica. Por isso pergunto: Qual é a sua opinião a respeito do gol sofrido por Neuer no 5×1 sobre o Arsenal? 

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.