top of page
  • valdirbardi

[ENTREVISTA] MICHAEL RECHNER, EX-TG DO HOFFENHEIM E CONTRATADO PELO BAYERN

Se você é um apaixonado pela posição de goleiros deve saber a influência que a Alemanha tem nessa posição. Se olhar para a história, encontrará nomes cravados e facilmente se lembrará de alguns deles: Sepp Maier, Bodo IIlgner, passando por Jens Lehmann, Oliver Khan e chegando aos dias atuais com Manuel Neuer e Ter Stegen, os dois últimos, representantes de uma nova geração que vem de forma extraordinária revolucionando a posição do goleiro no contexto do jogo.

Trainer Julian Nagelsmann (TSG 1899 Hoffenheim), Co-Trainer Alfred Schreuder (TSG 1899 Hoffenheim), Co-Trainer Armin Reutershahn (TSG 1899 Hoffenheim) und Michael Rechner (TSG 1899 Hoffenheim) Bremen, 13.02.2016, 1.Fussball Bundesliga, Saison 15/16, SV Werder Bremen - TSG 1899 Hoffenheim, Foto: APF Veroeffentlichung nur gegen Honorar, zahlbar an - APF - Agentur fuer professionelle Fotografie - Hirschstr. 19, D-69168 Wiesloch, Tel:+49(0)6222-3180187, E-Mail:info@apf-online.de, web: http://www.apf-online.de

Para entender melhor essa evolução e toda diferença de como se treina e entende a posição mais complexa e apaixonante no futebol lá pelos lados da Alemanha, o Voa Goleiro entrou em contato com o preparador de goleiros alemão que, juntamente com o superdotado treinador Julian Nagelsman de apenas 29 anos, vem assombrando a Bundesliga, não somente pela pouca idade mas também pelo alto poder de conhecimento. O preparador Michael Rechner é responsável por todo departamento de goleiros do clube, o que o incumbe de trabalhar os goleiros do profissional e coordenar toda a preparação de goleiros das categorias de base do TSG 1899 Hoffenheim, o que pode parecer loucura para nós brasileiros, mas por lá realmente a ideia dá certo.


“Atualmente sou preparador de goleiros do profissional e coordenador da preparação de goleiros das categorias de base, num clube que está inovando e tem uma perfeita estrutura para que se possa trabalhar. No comando da comissão técnica temos um treinador único, o mais novo treinador da Bundesliga um gênio!”


Rechner

O trabalho de Michael não se resume somente aos treinos dentro do TSG Hoffenheim, mas também ao projeto Goalkeeping-Development, no qual criou seu software para auxiliar os preparadores de goleiros e começou a viajar o mundo, estando no EUA no último verão, falando da sua metodologia de trabalho.

Voa Goleiro conversou sobre diversos assuntos e vocês tem acesso aqui em primeira mão:


Na Sua opinião é importante para o preparador de goleiros ter jogado no gol? Por quê?

Na minha opinião é importante ter sido goleiro, mas não é necessário ter jogado ao nível profissional, acho importante para orientar detalhes de posicionamento por exemplo.


Qual licença um preparador de goleiros precisa para trabalhar e como a federação alemã ajuda esses preparadores a conseguirem?

No momento não precisamos de licença. A UEFA começou um projeto piloto “The new UEFA Goalkeeping License” na Alemanha, 17 preparadores de goleiros trabalharam por um ano com sucesso sob o comando de Jörg Daniel e nos próximos anos a DFB (German Football Federation) vai dar a especialização do treinamento para os clubes, a partir daí sera necessário essa licença. Uma para o profissional outra para categoria de base, mas atualmente não precisamos de nenhuma licença.


Alemanha é mundialmente famosa por ter ótimos goleiros na história do futebol, tais como Sepp Maier, Tony Schumaker, Oliver Khan. Na sua opinião o que faz os alemães terem tanto sucesso nesse departamento?

Um fato é que as crianças crescem vendo esses ídolos e querem se tornar famosas e bem sucedidas como eles. Isso é muito importante, aí temos o nível muito alto de qualidade dos jogos e de treinamentos. Aqui existem muitos goleiros jovens com grande potencial.


Há alguns anos a Alemanha começou uma revolução no futebol, na época Klinsman escolheu Lehmann para o lugar de Khan por causa de suas habilidades de jogo com os pés, depois disso o que se viu foi a tendência de ter goleiros jogando como um jogador normal. Agora Manuel Neuer e Ter Stegen fazem jogos fantásticos nesse sentido, qual sua opinião sobre essa evolução e como preparar os goleiros para isso?

É verdade, é muito importante para começar o jogo no futebol moderno ter o goleiro atuando dessa maneira, mas proteger o gol tem a mesma importância. Na minha visão o preparador de goleiros tem a responsabilidade de organizar treinamento no sentido de instruir o goleiro para abertura de jogo, defender o gol e não podemos esquecer do terceiro importante momento do jogo, o gerenciamento do espaço entre a linha da defesa e o gol, os melhores goleiros do mundo estão atentos e melhorando essa qualidade. Você tem que ser completo como um goleiro moderno.


O Hoffenheim também tem esse modelo de evolução do goleiro moderno com Baumann mostrando por muitas vezes excelente atuações, com boa leitura de jogo, parando o ataque com simplicidade e eficiência. Como você trabalha seus goleiros para passar um nível tão bom em termos de leitura de jogo?

O fato mais importante ai é: o goleiro precisa ser inteligente para fazer leitura de jogo.

Tem que ter a mente aberta e jogar de forma compacta com a equipe. Oliver Baumann é na minha opinião um dos goleiros mais inteligentes, é capaz de ler o jogo como ninguém, faz grandes tomadas de decisão. Ele tem entendido muito bem as três partes mais importantes do jogo. Sou muito orgulhoso de trabalhar com ele, mas não só com ele, os outros dois goleiros são muito bons além de serem excelentes pessoas. Gregor Kobel jogará a Bundesliga em breve, o garoto tem a mente aberta e trabalha forte para isso, tem apenas 19 anos de idade. Alex Stolz é o nosso reserva, vem trabalhando forte para quando tiver sua oportunidade é muito importante para o grupo, gosto muito de todos eles.


O quê você prefere um goleiro técnico ou eficiente? Explique.

Os dois são importantes, mas com certeza a eficiência é mais importante. É como construir uma casa, a parte fundamental é a técnica e depois vem a eficiência. Você precisa dos dois.


Às vezes é normal em suas sessões de treino ver os goleiros usando óculos. O que seria?

É o visionup glasses. É para trabalho de percepção. Com os óculos você trabalha com apenas 50% da visão. Com esse equipamento você tem ganhos na concentração, velocidade de raciocínio, lida melhor com as informações que está recebendo todo o tempo. Nossa experiência com o equipamento tem sido muito boa usamos duas vezes na semana por 30 minutos.


Falando de técnica, a escola de goleiros alemã tem um jeito peculiar de se fazer a entrada na bola; abrindo as pernas e travando a mesma no peito. Pode dizer aos nossos leitores em que se baseia?

Você está certo. Na minha opinião, você tem mais flexibilidade com as pernas abertas, braços e mãos dão total segurança. Mas se você olhar os melhores goleiros do mundo todos eles tem diferentes técnicas, todos com sucesso! Na Alemanha costumamos dizer: “muitos caminhos levam a Roma”.


Todo mundo sabe o quão bons são os alemães em situações de mano a mano. Está ligado a cultura de goleiros do país? Como você trabalha para tais situações?

Você tem que analisar os jogos, se os resultados são: muitos gols concedidos em curta distancia como 1, 2, 3, 4 ou 6 metros, isso significa que você deve treinar isso. Praticando como se portar nessas situações você deve se perguntar: “qual a técnica você precisa para para defender em distancia curta?” Então você começa a trabalhar técnicas de bloqueio reação com os pés e isso é o que treinamos. Você tem razão, muitos goleiros alemães são fortes nesse quesito, Stegen, Leno ou Baumann são nomes que mostram bem isso. Não somente no mano a mano, mas no geral, você deve se perguntar o quê o jogo quer do seu goleiro?


O preparador Michael também tem o seu próprio negocio o site: www.goalkeeping-development.com. Qual a proposta do site?

O objetivo é dar para os preparadores novas opções de treinamento assim como ideias, software para analises e montagem de treinamento e workshop. O site tem versão inglesa e alemã.


Você conhece algum goleiro brasileiro? E o que acha da escola brasileira de goleiros?

Eu gosto do Ederson (Man. City), mas o Brasil tem excelentes goleiros espalhados pelo mundo, para nós, alemães, o Brasil tem a tradição de bons goleiros como Taffarel. Eu o assisti na copa do mundo de 1990 e adorei o jeito dele defender. Brasileiros são ótimos para o processo de construção de jogo e não deixam a desejar quando defendem também, Diego Alves é outro goleiro brasileiro fantástico.


Quais as dicas para os jovens preparadores de goleiros que estão começando suas carreiras e querem chegar ao topo? E quais as dicas para os jovens goleiros?

O mais importante é trabalhar duro, como preparador e goleiro! Você que investir em conhecimento a segunda é ser mente aberta. Para treinador tente encontrar o seu estilo de treinar, seja você mesmo encontre a sua filosofia, e para o goleiro CORAGEM!

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page