top of page
  • Caio

Treinamento de goleiros na pré-temporada – Francisco Sersósimo

Atualizado: 19 de mai. de 2020

Artigo originalmente publicado pela: Universidade Do Futebol.


A pré-temporada é fundamental, pois é nessa fase que a base para o desempenho técnico é construída. Uma pré-temporada bem feita reduz os ricos de lesões, além de garantir mais confiança ao goleiro, já que o aspecto emocional é tão importante quando a parte física e técnica.

PLANIFICAÇÃO DO TRABALHO PARA 2003 Início da pré-temporada: dezembro de 2002, com balanço da temporada anterior (parte técnica)


ESTRUTURAÇÃO DA PRÉ-TEMPORADA Fase 1 : dezembro (segunda e terceira semanas): – Avaliações fisiológicas – Base para resistência aeróbia – Base para força muscular

Fase 2 : janeiro (primeira e segunda semanas): – Desenvolvimento da resistência aeróbia – Força muscular

Fase 3 : janeiro (segunda e terceira semanas): – Desenvolvimento das variáveis específicas – Potência e agilidade com gestos específicos – Trabalho com bola

Fase 4 : janeiro (terceira e quarta semanas): – Concessão dos gestos técnicos – Situação real de jogo

No meu trabalho procuro mesclar tudo aquilo que vivenciei como atleta e tudo que aprendi nos estágios que fiz na Europa. Acredito que desenvolvo uma mescla da escola européia baseada no trabalho de força em aparelhos e agilidade no campo, com estilo brasileiro de trabalhos técnicos mais específicos.

Para a temporada de 2003, primeiramente, realizamos o balanço da temporada de 2002. Nessa fase, observamos os pontos positivos e negativos no desempenho técnico, físico e psicológico dos atletas.

O planejamento anterior também foi avaliado e estudou-se o que deveria ser mantido e/ou reestruturado na metodologia de trabalho para 2003.


METODOLOGIA DE TRABALHO Fase 1 – Condições fisiológicas

Variáveis fisiológicas observadas: – Composição corporal – Perfil nutricional – Resistência Aeróbia – Potência Aeróbia – Avaliação Isocinética de força e resistência muscular – membros superiores e membros inferiores – Testes de Potência Anaeróbia específicos

Base para Resistência Aeróbia:

Trabalho de corrida: Método Intervalado – oito sessões com uma intensidade na velocidade do Limiar Anaeróbio, até uma velocidade do Limiar Anaeróbio + 3km/h, o volume é de 6.000 metros por sessão (tiro de 1.000 metros), com uma freqüência de quatro vezes por semana.

Base para força (musculação): trabalho a 80% da carga máxima para membros superiores e inferiores, com uma freqüência de três vezes por semana.

Fase 2 – Bases

Base para Resistência Aeróbia – trabalho de corrida: Método Intervalado, oito sessões, com um volume de 4.200 metros (tiros de 700 metros), na intensidade entre 90% e 100% do pico de VO 2 , quatro vezes por semana.

Base para Força (musculação) – trabalho a 80% da carga máxima para membros superiores e inferiores, com uma freqüência de três vezes por semana.

Fases 2 e 3 – Desenvolvimento de variáveis específicas

Oito sessões de Potência (musculação), duas vezes por semana, com carga de 70% e carga máxima, potência e agilidade a partir de gestos específicos com bola e correção dos gestos técnicos via exercícios educativos em situações de jogo.

Fases 3 e 4 – Desenvolvimento das habilidades específicas

A partir de situações reais de jogo, seis sessões. Situações desenvolvidas:

– Reposição de bola (com as mãos e com os pés) – Saída de gol e suas variações – Posicionamento dentro do gol e suas variações – Treinamento para definição de queda

É importante salientar que o novo calendário proporcionou um tempo maior de trabalho para a base, equilibrando melhor o trabalho e a recuperação. Lembro que em minha época de jogador treinávamos tudo em 15 dias e logo em seguida o jogo. Era muito desgastante, só me sentia bem após o terceiro ou quarto jogo. Agora, minha preocupação é equalizar a recuperação pós-jogo com a carga semanal de trabalho durante todo o ano, mas com suporte da Fisiologia, da Nutrição e dos demais membros da comissão técnica que discutem e tomam atitudes em conjunto, sem invasão de espaço, garantindo uma boa qualidade de rendimento.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page