• Valdir Bardi

TECNOLOGIA A FAVOR DOS GOLEIROS?


Para responder essa pergunta procuramos quem entende e usa a tecnologia a seu favor. O nosso convidado para falar a respeito é o preparador de goleiros do Victoria Köln 1904 (3˚Divisão alemã).


George Berneanou é grego, com experiência em trabalhar com futebol em seu país, estudou nos EUA e Inglaterra hoje trabalha na Alemanha.


O preparador detém a licença UEFA nível A de treinadores e o 3˚ nível de preparador de goleiros feito na Inglaterra. Carismático, George ainda comenta que o próximo passo é trabalhar no Brasil pois assim teria trabalhado com os melhores do mundo de forma geral.


Voltando ao assunto sobre tecnologia, vamos as perguntas que são importantes para entender a sua visão de como pode ser benéfico aos goleiros e preparadores e clubes adotarem tal metodologia:


VG: de onde surgiu a ideia de treinamento específico virtual para goleiros?

Todos esses anos venho trabalhando e organizando a minha biblioteca de treinamento de goleiros, com exercícios que eu mesmo criei. Meu canal no youtube 4Goalkeepers é uma ferramenta gratuita cheia de ideias e treinamento de goleiros.


Gosto de compartilhar a minha ideia de treinamento. Mas na minha concepção existem pontos mais importantes de como você treina, é como você deseja alcançar o que está almejando.


Há quatro meses, comecei uma pesquisa que duraria 2 anos sobre o treinamento mental do goleiro, quando o corona chegou tive muito mais tempo de fazer o trabalho necessário e estou nesse processo. O projeto de chama 4th Corner Project, é o esforço de se trabalhar o cérebro e conjunto com o corpo.


Para preparar o melhor goleiro do mundo precisamos medir a eficácia do seu treinamento, foi quando estava procurando uma ferramenta para fazer essa medição encontrei a VR.


VR é uma ferramenta que me guiou a encontrar o que eu estava procurando, agregando valores importantes para pesquisa. Descobrimos que o software conseguia nos dar aquilo que precisávamos, medir o tempo de reação, a decisão e a tendência que cada goleiro tende a ter na leitura corporal do adversário, podendo repetir de forma consistente e fornecer a variabilidade, ambas necessárias para o desempenho bom do teste.


VG: Nos fale um pouco a mais dos programas 4th Corner project e Clean Sheet:

O Projeto do 4th project é basicamente uma pesquisa em que coletamos evidências sobre o treinamento mental do goleiro. Para isso, o VR é usado como uma maneira de medir a melhoria de desempenho nos Goleiros. Como todos sabem, não se entende qual o treinamento mais efetivo para o atleta, se o que ele treina é realmente eficaz, ou não, foi aí que entrou a realidade virtual.


Existem muitos brinquedos que preparadores de goleiros usam fingindo que ajudam o goleiro, salvam o gol e ganham campeonatos. Isso não é um brinquedo! O programa chamado CleanSheet© casam a percepção com a ação, assim como um vídeo o conteúdo que faz a diferença. Com isso podemos estudar a decisão esclarecendo a interação da habilidade. Quando testado você precisa de estabilização, repetição e variações que só a realidade virtual pode te proporcionar.


(continua após o vídeo)



VG: como está sendo o trabalho? Quais resultados esperados?

Os primeiros testes nos fizeram perceber que o treinamento de realidade virtual e o projeto CleanSheet©, são realmente incríveis. Não somente para a coleta de dados para pesquisa, mas também entendemos que sabendo utilizar é uma ferramenta importante para nosso dia a dia.


Você pode criar quaisquer tipo de exercícios, cruzamentos ou chutes, ajustar o nível do treino como quiser, repetir em ambos os lados que quiser e assim revisar em tempo real se o atleta atingiu os objetivos esperados. O atleta mesmo pode sair do avatar e checar a sua ação para um melhor feedback. O próximo passo é a especialização em ações táticas e análises de oponentes para o futuro, tudo isso vocês podem conferir no canal no youtube clicando AQUI.


VG: Você consegue controlar elementos táticos com a realidade virtual? Como?

Primeiro, é importante entender que os trabalhos de realidade virtual não são um jogo, são uma ferramenta de medição do treinamento. Você até pode usar para recriar algumas situações de jogo, porém você consegue trabalhar o momento em que o chute é feito, não o que acontecerá depois ou o resultado da sua ação após o chute (focando mais na parte perceptiva).


Como toda ferramenta existe sua limitação e aqui o segredo é como utilizar a ferramenta em prol dos objetivos que quer com o goleiro, aqui nosso objetivo é muito específico, e focado na medição das ações dos goleiro usamos a realidade virtual.


VG: Você pode explicar como e quando você usa esse tipo de tecnologia, e como os resultados são medidos?

Os dados são coletados pelos braceletes colocados nas pernas e braços dos atletas, todo movimento é calculado de forma milimétrica, mostrando suas variáveis e criando assim um perfil do atleta que utiliza. Não sou o mais indicado para falar a respeito das estatísticas e números levantados, os especialistas me passam os números que mais me ajudarão no processo de evolução dos atletas.


Muitos especialistas de outros esportes inclusive participaram da criação do projeto, um deles foi a professora Cathy Craig, da universidade de Belfast, ela é a mentora do projeto CleanSheet©, seu conhecimento e experiência é a razão pela qual estamos utilizando a realidade virtual em prol dos goleiros. Para mais informações visitem o site: cleansheet.incisiv.tech


VG: para finaliza, o que gostaria de acrescentar?

Acredito que a tecnologia de realidade virtual, com software como o Clean Sheet, pode oferecer soluções sérias para necessidades como avaliação de desempenho para treinamento de goleiros. Se você estiver disposto a utilizar ferramentas de treinamento como realidade virtual, saiba é uma ferramenta séria, estude o assunto e tenha uma ferramenta séria. Evite "brinquedos"que prometem mágica, as precisões do uso da tecnologia devem ser precisas caso contrário a performance dos goleiros podem estar comprometidas. Trate o treinamento de realidade virtual como algo sério e não uma brincadeira.


4 Goalkeeper Channel for goalkeeper training: https://www.youtube.com/c/4Goalkeepers

the 4th Corner Project for Mental Training: http://www.the4thcornerproject.com

CleanSheet© VR software for goalkeepers: http://cleansheet.incisiv.tech/

0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.