top of page
  • Caio

Situação de jogo (Posicionamento e tomada de decisão)

Atualizado: 9 de jun. de 2020


Apesar de simples, o trabalho a mostra algumas complexidades se formos analisar de forma mais clara, começando pelo posicionamento.

Posicionamento: a ênfase está em encontrar o espaço certo para conseguir realizar a defesa. Podemos afirmar que: um bom posicionamento garante meia defesa. No caso, o goleiro precisa achar a bissetriz  de diversos pontos, como por exemplo, do ponto de partida da bola, do ponto do cruzamento e/ou do ponto da finalização.


Tomada de decisão: Tomar a decisão correta é essencial e pode não só definir o lance como o resultado final do jogo, o goleiro tem por opção sair no atleta que está fazendo a finalização ou esperar na linha pela mesma, a orientação que faço como preparador é: se o atleta quem está finalizando tentar dominar podemos sair para situação de mano a mano, por outro lado, se o lance for muito rápido é orientado correr pra linha em posição de expectativa. Lembrando que são orientações, a decisão final é sempre do goleiro.

Técnica: Em minha opinião, por normalmente ser um lance rápido onde a reação deve estar em dia pouco importa como o goleiro realiza a defesa, sendo totalmente focado na eficiência.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page