top of page
  • Caio

Petr Cech fala do recorde na Premier League, elege a defesa mais difícil e o atacante mais perigoso

Atualizado: 20 de mai. de 2020

Finalmente o esperado recorde de 200 partidas sem levar gols na Premier League foi alcançado. E Peter Cech merece todas as homenagens. Para se ter uma ideia do feito, David James vem na segunda colocação na lista de Clean Sheets com 169. Ou seja, 31 a menos que Cech. E o goleiro tcheco tem tudo para continuar aumentando esse número.

Em entrevista à ESPN (assista clicando AQUI), Cech escolhe as defesas mais importantes de sua carreira na Premier League. Elege o atacante mais difícil que já enfrentou. Fala de goleiros que serviram de inspiração (destaque para a parte muito engraçada sobre Oliver Khan) e sobre o que o motiva a continuar treinando todo dia, se aperfeiçoando e sofrendo a pressão que todo goleiro é obrigado a se acostumar.

Já são 14 temporadas no futebol inglês. Ele chegou no Chelsea em 2004. O clube não ganhava o campeonato inglês há exatos 50 anos. Logo na primeira temporada, levantou a taça da Premier League. Bateu o recorde de Clean Sheets na competição (21 em 38 jogos) e de minutos seguidos sem levar gol (1025, marca só superada por Van der Sar no Manchester United, em 2009).

Cech foi um dos maiores símbolos do renascimento do Chelsea, impulsionado pelo dinheiro de Roman Abramovich. Foram 11 temporadas nos Blues, com atuações e números incríveis: 4 títulos da Premier League, 4 Copas da Inglaterra, 3 Copas da Liga Inglesa, 2 Supercopas da Inglaterra, 1 Liga Europa e o tão sonhado título da Champions League. E na conquista mais importante da história do clube, Cech foi mais que decisivo: pegou um pênalti na prorrogação da final, mais dois na disputa por pênaltis.

Foram 494 jogos pelo Chelsea. Já havia perdido espaço para o jovem e promissor Thibaut Courtois quando resolveu se transferir para o rival Arsenal. Hoje, aos 35 anos, é visto com desconfiança por parte da torcida dos Gunners. Duas semanas atrás, na derrota por 3 a 0 em casa diante do Manchester City, chegou a ser vaiado. Passou 11 jogos tentando alcançar à marca de 200 Clean Sheets, mas levou pelo menos um gol em todos eles. Só que o que incomodava mais ainda era o fato de nunca ter pego um pênalti com a camisa do Arsenal. Eram 15 cobranças seguidas sendo vazado. Por isso, a partida desse domingo contra o Watford precisa mesmo ser comemorada: vitória por 3 a 0, marca de 200 jogos na Premier League sem sofrer gols finalmente alcançada e de quebra a defesa no pênalti cobrado por Troy Deeney.

Cech tem vários outros recordes na carreira. O de minutos sem levar gol no campeonato tcheco: 903, pelo Sparta Praga. Maior número de vezes o capitão da seleção da República Tcheca: 124. Único goleiro da história da Premier League a ganhar a luva de ouro por dois clubes diferentes. E por aí vai.

Vale dizer também que é um daqueles caras que nunca se escondem. Um dos únicos do Arsenal (pra não dizer o único) que sempre dá entrevistas e explicações depois da partida, ganhando ou perdendo, ou até mesmo quando é vaiado, como no jogo contra o Manchester City. Pelas atuações, pela coleção de defesas milagrosas, pelos títulos e pela postura e profissionalismo, Cech está, sem dúvida, ao lado de nomes como Peter Schmeichel, Van der Sar e David Seaman na lista de melhores goleiros da história do Premier League.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page