top of page
  • Caio

O maior dos defensores de pênalti?

Uma grande e ótima análise traduzida de PenaltyKickStat

Antes de iniciarmos a matéria traduzida explicaremos algumas expressões utilizadas nas imagens:

GK correct side dive: quando o goleiro salta para o lado onde foi a batida.

GK strong side dive: quado o goleiro salta para o lado de seu pé predominante.

Gostaria de agradecer à amiga Bruna Frainer pela tradução do artigo abaixo.

“Usando o excelente Transfermarkt é possível ver as estatísticas sobre quantos pênaltis foram defendidos ou não pelos goleiros ao longo dos tempos em diversas ligas. Usando a função binomial no Excel eu observei o quão estes registros são significativos. Eu usei uma taxa de conversão média de 75,7%, que eu tenho no meu próprio banco de dados.

Geralmente uma probabilidade de 5% de bater o valor é considerada como sendo significativa. Quanto maior, melhor e mais significativo é o registro. Eu quis eliminar a situação de que um goleiro tivesse salvo 3 de 4 penalidades ou que houvesse salvo 6 em sequência.

Aqui estão os top 10, ranqueados por significância binomial:

names

Os dois primeiros estão entre o defendido/total batidos de cada e continuou-se assim a rodar posições. Então eu decidi plotar todos os goleiros que eu tinha lado a lado onde cada limite de significância está.

signif

Diego Alves (Valencia) e Smithies (QPR) estão bem à frente da curva de 0,1%, mas Handanovic (Inter) também merece crédito em seu ritmo pela maior quantidade de “pênaltis contra”.

O goleiro que de 106 pênaltis salvou 35 é Jean-François Gillet, do Standard Liege. Ele enfrentou muitos pênaltis e a significância é de 1,6%. Eu não tenho as coordenadas para cada pênalti em particular desses caras, mas suas performances são surpreendentes.

alves

Diego Alves é forte em ambos os lados e acerta o lado da batida em 61% dos pênaltis.

handa

Handanovic enfrentou penalidades um pouco “mais fáceis”, julgando pelo xPG em comparação com Diego Alves, mas note que o goleiro da Inter poucas vezes não defende os pênaltis batidos no centro do gol e salta para o lado correto em impressionantes 66% das vezes.

snithies

Smithies é um novo goleiro em que poucos de meus seguidores votaram quando eu perguntei quem era o rei, mas olha quantas vezes ele salta para o lado de seu pé predominante, direto, apenas 25%. Ele definitivamente favorece o salto para o lado esquerdo e é exatamente onde fez a maioria das suas suas defesas.

Gostaria de receber comentários e por favor teste um goleiro se você puder encontrá-lo no Transfermarkt. Coloque suas estatísticas neste site com a taxa de sucesso de 0,243 (a probabilidade de eles salvar um pênalti) e veja se p(X>x) é inferior ao respeitado de 0,05.

Plotagem adicional dos goleiros. Alves parece ter “surfado” em torno da zona de elite para todas as suas penalidades, enquanto Smithies começou uma corrida recente incrível.

plot

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page