top of page
  • Caio

O Futebol Feminino Brasileiro é refúgio de covardes

Quem acompanha ou vive de perto o futebol feminino sabe quanto é uma modalidade difícil. Falta estrutura, falta investimento, falta gestão adequada da confederação e das federações estaduais. As vezes é quase como essa modalidade fosse inexistente.

Mas não basta isso, tem que ter mais problemas pelo caminho. O texto de hoje é um desabafo sobre algum destes problemas. Um em específico que aconteceu neste começo de 2017 e que já aconteceu em diversos outros clubes. Acredito que coisas como essa aconteçam a todo tempo, todos os anos.

A verdade é que para trabalhar com futebol feminino é necessária muita hombridade, coisa que poucos tem!

Certa vez Formiga foi perguntada sobre qual foi o momento mais difícil de sua carreira no futebol feminino e ela respondeu que todos os dias eram difíceis. E sim, todos os dias são difíceis para milhares de meninas Brasil à fora.


É inaceitável ver que em pleno ano de 2017, clubes e pessoas que brinquem com sonhos de meninas e de suas famílias! Talvez pra eles seja algo normal! Provavelmente pouco ou nada se importam com o ser humano por trás das chuteiras, meiões, cicatrizes de ralados e cicatrizes invisíveis provocadas pelas dificuldades que a modalidade coloca no caminho de quem sonha em um dia sobreviver do esporte, conseguir um salário e sonhar com uma seleção.

É meus amigos! É inadmissível que ainda existam clubes que negociam com atletas, acertam detalhes, e no fim de tudo as deixe a ver navios.

É simples! SE NEGOCIOU E ACERTOU COM A ATLETA, ENTÃO SEJA HOMEM O SUFICIENTE PARA CUMPRIR COM SUA PALAVRA!


Creio que quem tem esse tipo de atitude, assim como aquele que desvia dinheiro de clube, assedia atleta, faz acordos para alterar súmulas, e tantas outras coisas erradas, são todos MOLEQUES! A pessoa ou clube que não pensa que vai prejudicar e ferir uma atleta e seus familiares nem deveria estar dentro da modalidade, mas esse perfil não é uma raridade, infelizmente.

O problema maior é que em um país em que NÃO HÁ NENHUMA FISCALIZAÇÃO sobre a modalidade, a covardia está liberada e certa de impunidade!

Quero muito que vocês que trabalham com futebol feminino entendam que a caminhada nesse esporte já é duro demais com essas meninas e mulheres que sonham, tentam e se esforçam para alcançar seu espaço, para que pessoas brinquem de forma inconsequente com sonhos e com vidas!

Infelizmente ouvi de uma das atletas que passou por isso o mesmo que já ouvi de muitas que passaram por situações semelhantes: “Pra mim já deu. Desisto do futebol”. Parem de destruir sonhos! Trabalhem de forma correta! Sejam prudentes e sensatos! Sejam éticos com essas atletas!

No futebol feminino brasileiro, se for pra começar ou recomeçar errado, então não comece! Se for pra fazer, que faça de forma séria! A modalidade e todos os envolvidos que se preocupam com o esporte e as pessoas agradecem.

Pra terem noção, esta imagem abaixo foi criada por mim em outubro de 2012 e hoje, quase 5 anos depois, venho postá-la novamente pois embora antiga, infelizmente ainda continua extremamente atual.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page