• Rogger da Costa

NIKE CRIOU BOLA QUE É "A FAVOR DOS GOLEIROS"?

A Nike revelou por meio do Twitter a nova bola que será usada nos campeonatos que patrocinados por ela, como o Brasileirão, Premier League e a Serie A italiana.


A nova "Flight" estará presente nos campos a partir da temporada 2020/21. A primeira coisa que nota-se nas bolas é quantidade de área em baixo relevo, que não diferem muito daquelas "covinhas" em bolas de golfe.


À primeira vista, pode-se pensar que isso causará [mais uma] carnificina contra os goleiros com a bola fazendo ainda mais curvas do que atualmente.


No entanto, de acordo com a própria Nike, esses sulcos na verdade farão com que a bola faça menos curvas e voe no que podemos chamar "linha quase reta". Com, ainda segundo a fabricante, aproximadamente 30% menos chance de tantas variações após o chute.


Má notícia para os jogadores que gostam de fazer aquela batida "knuckleball", cheia de curvas.


A bola passou por oito anos de experimento, que começaram em 2012, dois anos após a controversa Jabulani, que foi usada na Copa 2010, quando a Adidas alegou que era a "bola mais redonda de todas", mas sequer mantinha o mínimo de retidão nos movimentos.


"Tudo o que é feito no laboratório está enraizado na ciência", diz Kiera Ronan, diretor de equipamentos da Nike.


"Aqui, somos capazes de detectar pequenas diferenças no desempenho que podem não ser perceptíveis para a maioria dos atletas, mas quando essas pequenas diferenças são repetidas 68 vezes, as diferenças tornam-se completamente perceptíveis."


"A construção começou com sulcos em forma quadrada. Ao longo dos 68 experimentos, modificamos a forma da ranhura, adicionamos divisas esculpidas e exploramos vários recursos para oferecer um padrão geométrico que ajuda a promover um voo mais estável".


Aparentemente, não vamos mais reclamar tanto de que a bola variou muito como um dos motivos de não defender um chute de muito longe.


Mal podemos esperar para vê-la em ação.


Abaixo, a descrição e fotos oficiais da Nike:


Trajetória Perfeita Nós testamos com jogadores em campo e passamos anos no laboratório. Testamos protótipo, após protótipo, após protótipo. O resultado? A bola Nike Flight tem um voo 30% melhor que sua antecessora, a Nike Merlin. Isso significa que todas os chutes vão para onde você quer? Não. Mas isso significa menos oscilação no ar para uma trajetória mais consistente.


Feita para voo preciso

Aperfeiçoada por mais de 8 anos e 1.700 horas de teste, a Bola de Futebol Nike Flight é uma revolução no voo consistente. Gomos moldados e tinta com impressão 3D ajudam o voo no ar para ajudar os jogadores a colocarem a bola exatamente onde eles querem.


Evolução De Verdade

Todo jogo tem algum movimento imprevisível da bola devido às forças que encontra no ar. A tecnologia Nike Aerowsculpt ajuda essas forças a moverem a bola mais facilmente para um voo mais estável, utiliza gomos moldados para interromper o fluxo de ar através da bola, proporcionando menos arraste. São pequenos sulcos que fazem uma grande diferença.


Toque Perfeito

O voo é apenas um terço da história. Uma construção de 4 painéis soldada por fusível significa que a Bola Nike Flight tem 40% menos costuras rígidas do que uma bola de 12 painéis tradicional para um ponto de destaque e toque superior. A tinta texturizada ACC (All Conditions Control) na superfície ajuda a garantir uma aderência ideal em condições molhadas ou secas.



0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Voa Goleiro. Tudo sobre Goleiros.