top of page
  • Rogger da Costa

Habilidades Visuais & Foco Atencional

Atualizado: 15 de mai. de 2020

Por: Fernando Araújo

Qual o padrão de FIXAÇÃO VISUAL dos seus Goleiros em situações de 1×1 (goleiro x adversário)?

No no adversário com bola (Central)?

Ou no CONTEXTO (periférica), na possibilidade de intervenção de um companheiro e nas opções de passe do portador da bola?

Percebemos em alguns gols ocasionados em situações de 1×1 que existe, por parte dos goleiros, uma renúncia inconsciente para a possibilidade de intervenção de um companheiro que, particularmente, denomino “miopia atencional”, pois, o que está à sua volta, nem sempre é considerado como informação para a tomada de decisão.

Portanto, uma visão centrada mais no adversário com bola, o que, em geral, resulta num confronto prematuro que concede vantagens ao adversário.

Entretanto, precisamos considerar que as informações relevantes, captadas pela visão e depois percebidas e processadas pelo cérebro, estão em um espaço mais amplo e recheados de elementos, tornando o domínio das habilidades de visualizações periférica e central (sempre nesse sentido), entre outras, essencial para o sucesso nessas ações.

Dessa forma, a estruturação dos exercícios de treino referentes a esse Contexto (1×1 – goleiro x atacante) devem apresentar situações simuladoras que, através da interação entre o goleiro e o Contexto, garantam a presença de adversários e companheiros para contribuir com a aquisição dessas habilidades visuais.

Cabe destacar que não se trata de melhorar a visão, mas, de estimular uma estratégia visual que capture as informações de forma periférica, inconsciente, com maior compreensão da situação, para uma estratégia visual mais central, seletiva e pertinente para o processo de tomada de decisão.




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page