top of page
  • Caio

Entenda Por que Joe Hart Dificilmente será titular com Pep Guardiola

Nos últimos dias vem se falando muito de uma provável saída de Joe Hart do Man. City, após ter perdido sua posição na equipe. Se o Goleiro titular da seleção inglesa não se adapta ao estilo de Pep Guardiola, o que exatamente o técnico catalão quer de seus goleiros titulares?

Para entender melhor, precisaremos voltar 5 anos. Era dezembro de 2011 e Guardiola viajou para o Santiago Bernabeu, sabendo que perder para o Real Madrid deixaria o Barça 6 pontos atrás do clube merengue na luta pelo título espanhol.

As apostas eram altas, e o Barça teve um início desastroso quando Victor Valdes tentou um passe de mais ou menos 20 metros que parou nos pés de Angel Di Maria. Na sequência do lance a bola encontrou Karim Benzema, que abriu o placar com apenas 22 segundos de jogo.

Mesmo questionado pela torcida, Valdes sempre foi a primeira opção de Pep Guardiola.

Questionado pela torcida, Valdes sempre foi a opção de Pep Guardiola.


. Foi um erro terrível de Valdes, mas o goleiro continuou recebendo passes de seus zagueiros e, controlando a bola com calma, acertou os passes seguintes. O goleiro fez exatamente o que Guardiola queria dele. O Barcelona recuperou a postura, voltou ao jogo e venceu o duelo por 3×1.

“A imagem perfeita do jogo foi que após gol, Valdes continuou confiante para tocar a bola”, disse Guardiola ao final do duelo. “A maioria dos goleiros iria dar o chutão, perdendo a bola, mas Victor continuou seguindo o plano e tocando a bola. Prefiro perder a bola assim, mas dar continuidade ao nosso modo de jogo.”

Nas equipes treinadas por Guardiola, os goleiros são treinados para jogar fluentemente com seus defensores e, naquela noite em Madri, Guardiola ficou encantado com Valdes e descreveu como “Compromisso com o nosso estilo”. A construção da jogada a partir da defesa é fundamental para a filosofia de Guardiola, e seu uso “atípico” dos goleiros se tornou um ponto importante em sua carreira.

É por isso que, em cada uma das últimas seis temporadas de Guardiola como técnico do Barça e Bayern de Munique, Valdes e Manuel Neuer registraram os maiores percentuais de passes certos entre goleiros da La Liga e Bundesliga. De fato, em 2013/14, Neuer era tão preciso com os pés que havia apenas 10 jogadores de linha com maior percentual de acertos do que ele no campeonato alemão.

Comparacao

“Para Pep, não somos apenas uma equipe com 10 jogares e um goleiro”, disse Neuer em dezembro de 2014. “Estamos realmente em 11 jogadores que se encaixam no jogo. Estou feliz por fazer parte dessa filosofia e contribuir para os 70% de posse de bola nos jogos.”

Neuer também abraçou a responsabilidade de ser um “sweeper-keeper” (em tradução livre: goleiro-líbero) sob o comando de Guardiola, arriscando jogadas fora da área e minando os contra-ataques, permitindo que seus zagueiros joguem mais afastados do gol. “Eu corro risco, mas estou sempre atento às situações”, acrescentou Neuer. “Eu sempre tento tomar a decisão certa quando estou numa posição [situação] perigosa.”

Jose Hart prefere o passe longo, que favorece menos a posse de bola.

Joe Hart prefere o passe longo, que favorece menos a posse de bola.


. Ao contrário de Valdes e Neuer, Hart prefere o passe longo, e nas últimas três temporadas da Premier League ele fez, em média, apenas 562 passes curtos em comparação com 2077 de Neuer, no mesmo período. Pode-se argumentar que o estilo de jogo do City sob o comando de Pellegrini explica o baixo número de passes curtos de Hart, mas um olhar mais profundo para as estatísticas mostra que seu passe curto não atende aos padrões de Guardiola.

De 13 goleiros que fizeram 7 ou mais jogos na última Liga dos Campeões, Hart ficou bem atrás nas estatísticas de passes completados em seu campo defensivo. Neuer, pelo contrário, foi o primeiro.

PASSES

Willy Caballero não tem o jogo com pés entre suas principais características, mas a taxa de 80% de passes certos do argentino na vitória por 2×1 sobre o Sunderland, no último sábado, evidenciou o motivo de ele ser o titular de Guardiola. No primeiro tempo, houve até um momento onde ele saiu da área para cortar um passe longo de Lamine Kone antes que Jermain Defoe pudesse recebê-lo.

Esse é exatamente o tipo de pensamento rápido que Guardiola quer de seus goleiros. O técnico elogiou Caballero pelo jogo e pela personalidade na entrevista pós-jogo, no Etihad Stadium. Mas parece que a solução a curto prazo realmente virá do Barcelona, com grande proximidade de um acordo por Claudio Bravo.

Guardiola espera conseguir assinar com Claudio Bravo.

Guardiola espera conseguir assinar com Claudio Bravo.


. O chileno é certamente bem adaptado ao estilo de Guardiola por ter passado as duas últimas temporadas no Camp Nou. Bravo tem média de acerto superior maior que 80% desde que chegou da Real Sociedad, em 2014, e na última temporada da La Liga ele realizou mais passes curtos e menos lançamentos do que qualquer outro goleiro da liga.

Bravo vs Hart

De acordo com as estatísticas do Barça, Bravo teve 100% de acerto de passe em cinco jogos na temporada passada. Joe Hart, em todas as suas participações na Premier League o fez apenas 2 vezes.

Guardiola vai tentar inserir seu estilo de jogo no City. O técnico ex-Barça e Bayern sempre foi claro em suas preferências quanto a Goleiros, e como ele tenta implementar seu estilo o mais rápido o possível na Premier League, precisará de um Número 1 que se encaixe rapidamente em sua filosofia. E a história sugere que há pouco espaço para exceções.

Matéria originalmente publicada pelo site inglês Skysports.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page