top of page
  • Caio

Cruzamentos: As bases fundamentais (posicionamento)

Texto: Miguel Menezes, do Futebol Apoiado
Foto: Créditos na imagem 

Fui Goleiro (não de grande qualidade diga-se de passagem) e sempre tive dificuldade no contexto de cruzamento, quer fosse em jogo corrido ou até mesmo na bola parada. Tremia só de saber que a bola viria para eu ter de sair da baliza.

Ainda bem que hoje venho falar na ótica do Treinador. Penso no quanto eu poderia ensinar o meu “eu passado” (Goleiro), em como estar tranquilo com essas situações, em como as treinar e estar mais preparado para as resolver. Quantos de nós já ouviram dizer “sai do gol!” ou “esta bola era do Goleiro”. Todos comentam sem qualquer noção do estão a falar.

Hoje percebo o porquê de o contexto de cruzamento continuar a ser um dos momentos de maior complexidade para o Goleiro. Quer seja o sair fora da sua zona de conforto, a capacidade de leitura da trajetória da bola ou toda a envolvência com colegas e adversários. Já para não falar nos fatores externos como o vento, por exemplo.Quero deixar bem clara uma ideia: com trabalho tudo se consegue! Treino fundamentado e orientado para o contexto. Até mesmo a questão da mentalidade é trabalhável (no meu caso seria combater esse medo de sair).

Hoje quero lançar as bases fundamentais para a contextualização dos cruzamentos e de como gosto de abordar a temática.  

Sobre os posicionamentos / zonas esta é a minha visão sobre o tema:

Nota1: todas as situações vão depender do contexto. Um exemplo: se houver um cruzamento de zona 3 em que o único homem para finalizar está ao primeiro poste faz sentido eu estar posicionado ao centro da baliza? Deixo vos a pensar.

Nota2: os posicionamentos podem ter variações em função do contexto (bola parada ou corrida) e devem ser sempre dinâmicos.

Nota3: há certas bolas que apesar de serem dentro destas zonas podem também se enquadrar no contexto de controlo da profundidade (principalmente zona 5).

No vídeo podem ver exemplos concretos das situações/posicionamentos descritos acima. Volto a frisar: esta é somente uma maneira de dividir o conteúdo sendo que a capacidade de leitura e adaptação ao contexto é essencial. Um bom posicionamento é meio caminho andado para o sucesso na ação.


1.226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page