top of page
  • Caio

A importância do primeiro toque (domínio)

Atualizado: 29 de mai. de 2020

A evolução do futebol traz consigo a necessidade de cada vez mais reproduzir e estudar fora de jogo, situações que acontecem ao longo de uma partida. Uma delas é a inserção do goleiro no jogo, como jogador de fato, e não só como peça de defesa. Na minha atual equipe de trabalho (Bangkok United) o goleiro é treinado e visto como parte atuante do time, tanto na parte defensiva quanto ofensiva, e atua agregando uma responsabilidade ainda maior à sua posição.

Para tanto, com base nas ações do goleiro, são treinadas além da parte corriqueira defensiva (defesa/gerenciamento do espaço nas costas da defesa) o tão falado “jogo com os pés”. Já são quatro anos atuando desta maneira, procurando cada vez mais melhorar em cada detalhe.

O título deste texto traz uma destas ações treinadas continuamente. O primeiro toque é de extrema importância já que na realização de um bom passe, se torna fundamental ter um bom controle da bola.

Não que o goleiro necessite ser um gênio com a bola nos pés, mas como Guardiola bem comenta no livro Guardiola Confidencial, “o jogador na posição de meio de campo deve saber o que fazer antes mesmo de receber a bola”, e goleiros passam por algumas situações de pressão que exigem esta mesma técnica. Sendo assim, antes mesmo de partir para o treino da técnica ou mecânica do movimento, é necessário trabalhar a tomada de decisão, a visão panorâmica, e principalmente a velocidade de reação dos goleiros.

Da parte psicológica para a parte técnica/mecânica, ter um bom domínio vai depender da trajetória que a bola vai tomar, além da posição do seu marcador, para se definir com clareza a distância e a pressão oferecida por este na hora de escolher o companheiro a quem vai ser feito o passe.

Zagueiro faz o passe e o atacante corre para pressão, o goleiro tem no momento duas opções, tocar de primeira no companheiro a frente, ou fazer o primeiro toque/domínio e tocar para o companheiro melhor posicionado, que foi a decisão tomada nessa ação.


Saber o momento certo de jogar rápido ou ter paciência de segurar a bola é outro fator decisivo para se ter sucesso neste tipo de ação, sempre tendo a consciência da importância de um bom primeiro toque/domínio como pode-se ver na imagem abaixo.

Situação sobre pressão, onde o primeiro toque do goleiro já é um passe que auxilia na posse de bola saindo da situação de perigo.


Sob pressão ou não, o importante é manter a calma e ter a consciência de que quando se joga por posse de bola e se tem o domínio da situação, não se corre risco algum de sofrer gol.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page