top of page
  • Caio

10 curiosidades de Casillas e Buffon na Champions League

Dois dos melhores goleiros deste milênio, Iker Casillas (Porto) e Gianluigi Buffon (Juventus), se enfrentarão esta semana e o UEFA.com analisou o caminho de ambos na UEFA Champions League.

1. Iker Casillas teve um começo conturbado na UEFA Champions League ao sofrer três gols na sua estreia na prova, num empate na casa do Olympiacos, em Setembro de 1999. E também ao fim de seis jogos já tinha ido buscar a bola no fundo das redes 15 vezes. No entanto, tudo está bem quando acaba bem. No final dessa mesma temporada, venceu a UEFA Champions League e foi o mais jovem goleiro a atuar numa final.

2. Gianluigi Buffon tinha 19 anos quando estreou, ainda a serviço do Parma (na única das 13 UEFA Champions League que não disputou pela Juventus), em 1997/98.

3. Vinte e nove jogadores disputaram 100 ou mais jogos na UEFA Champions League ao longo dos anos, mas, ligeiramente surpreendente dada a sua longevidade, há apenas cinco goleiro entre eles: Buffon (101), Oliver Kahn (103), Víctor Valdés (106), Petr Čech (111) e Casillas (162). O registo de Casillas é recorde da competição em todas as posições, 11 a mais do que o jogador seguinte, Xavi Hernández. Nota interessante, Buffon e Casillas têm o mesmo número de jogos por suas seleções: 167.


4. Casillas venceu três vezes a Taça dos Clubes Campeões Europeus, o mesmo número que Víctor Valdés (Barcelona), Ray Clemence (Liverpool), Sepp Maier (Bayern) e Heinz Stuy (Ajax). Apenas um goleiro ganhou mais vezes: Juan Alonso, do Real Madrid, goleiro durante a sua série de cinco triunfos consecutivos, entre 1956 e 1960. Buffon nunca ergueu o troféu, mas foi finalista em duas ocasiões, a mais recente das quais em 2015.

5. Casillas tem um recorde de 57 jogos sem sofrer gols na UEFA Champions League, mas a sua porcentagem de partidas com apenas um gol sofrido é bastante modesta quando comparada com a de Buffon: 35% do espanhol contra 42% do italiano. Alguma ideia sobre quem lidera entre os goleiro que fizeram pelo menos 50 jogos na competição? Parabéns a quem pensou em Edwin van der Sar (52%) e Dida (49%).


6. Casillas leva a melhor nos oito confrontos internacionais entre os dois (três vitórias contra uma de Buffon), a mais notável das quais na final do UEFA EURO 2012, mas o italiano já festejou mais vezes a nível de clubes. Encontraram-se oito vezes, todas elas com as cores do Real Madrid e Juventus, e, apesar de os registos indicarem três vitórias para cada um, há um pormenor a destacar: a equipe de Buffon levou a melhor em todas as três partidas eliminatórias. 7. Casillas e Buffon participaram de apenas uma decisão por penalidades na competição ao longo dos anos – ambos perderam. A derrota de Casillas aconteceu nas semifinais de 2011/12, quando as defesas nas cobranças de Toni Kroos e Philipp Lahm não conseguiram impedir a derrota por 3-1 contra ao Bayern. Buffon também defendeu duas penalidades na disputa da final de 2003, mas também saiu derrotado, por 3-2, contra o Milan.

8. Buffon teve séries de cinco jogos consecutivos sem sofrer gols na UEFA Champions League em duas ocasiões e os 559 minutos de invencibilidade em 2004/05 constituem o seu recorde pessoal. Caso Casillas mantenha a Juventus em branco no primeiro jogo destas oitavas-de-final, igualará a sua melhor marca pessoal, estabelecida em 2011/12, quando esteve 486 minutos sem ir buscar a bola ao fundo das suas redes. Contudo, nenhuma das séries se aproxima do recorde da competição, estabelecido por Jens Lehmann, de 853 minutos.


9. Nem Buffon nem Casillas foram alguma vez expulsos em jogos da UEFA Champions League e, entre eles, somam apenas sete cartões amarelos. Buffon não foi amarelado em 73 jogos realizados da competição!

10. Buffon foi nomeado em Janeiro para a Equipe do Ano do UEFA.com, regressando ao “onze” após nove anos de ausência. Aos 39 anos, é o jogador mais velho a ser escolhido. Buffon ou Casillas, de 35 anos, têm sido os donos dos gols em dez dos últimos 14 anos e terão ainda de jogar mais alguns anos caso pretendam o reconhecimento co o jogador mais velho a participar na UEFA Champions League: Marco Ballotta tinha 43 anos e 253 dias quando foi titular pela Lazio contra o Real Madrid, em 2007.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page